Paranhos, cidade localizada na fronteira do Estado com o Paraguai e distante 477 quilômetros de Campo Grande, comemora 29 anos de emancipação hoje.
O município surgiu em um campo que tinha duas vertentes formadoras de dois pequenos rios. No local, construíram grande depósitos de erva-mate, planta nativa da região e explorada pelos índios e paraguaios. A partir de 1910, a localidade passa a receber migrantes de vários estados. Com o surgimento da empresa Mate Laranjeira, iniciou-se o progresso na região.
No início da década de 40, definiu-se a fronteira Brasil-Paraguai e a cidade passou a chamar-se Paranhos, em homenagem ao ilustre diplomata de fronteiras José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco.
Em 1958, torna-se Distrito e no dia 17 de novembro de 1987, através da Lei Nº. 777, Paranhos foi elevado a Município, desmembrando-se do município de Amambaí.
Atualmente, as principais atividades produtivas da cidade são a pecuária de corte e leiteira, agricultura - culturas de mandioca, milho, soja e extração de erva-mate. No setor industrial, as carvoarias e movelarias são ponto forte.