Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
17 de NOVEMBRO de 2016 | Fonte: Correio do Estado

Paranhos comemora 29 anos de emancipação

Cidade tornou-se distrito em 1958 e em 1987 teve sua emancipação
Cidade comemora 29 anos - Foto: Reprodução

Paranhos, cidade localizada na fronteira do Estado com o Paraguai e distante 477 quilômetros de Campo Grande, comemora 29 anos de emancipação hoje.

 

O município surgiu em um campo que tinha duas vertentes formadoras de dois pequenos rios. No local, construíram grande depósitos de erva-mate, planta nativa da região e explorada pelos índios e paraguaios. A partir de 1910, a localidade passa a receber migrantes de vários estados. Com o surgimento da empresa Mate Laranjeira, iniciou-se o progresso na região.

 

No início da década de 40, definiu-se a fronteira Brasil-Paraguai e a cidade passou a chamar-se Paranhos, em homenagem ao ilustre diplomata de fronteiras José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco.

 

Em 1958, torna-se Distrito e no dia 17 de novembro de 1987, através da Lei Nº. 777, Paranhos foi elevado a Município, desmembrando-se do município de Amambaí.

 

Atualmente, as principais atividades produtivas da cidade são a pecuária de corte e leiteira, agricultura - culturas de mandioca, milho, soja e extração de erva-mate. No setor industrial, as carvoarias e movelarias são ponto forte.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document