Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
14 de NOVEMBRO de 2016 | Fonte: G1

Maior avião do mundo pousa em Campinas

Antonov An-225 Mriya tem 84 m de comprimento e pesa 175 toneladas. Com seis turbinas, ele é o único exemplar deste porte em atividade.
Antonov pousa com garoa em Campinas (Foto: Roberta Steganha/ G1)

Debaixo de garoa, o maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, pousou pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 11h02, desta segunda-feira (14), vindo de Houston, nos Estados Unidos. A aeronave mede 84 metros de comprimento, tem 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível.

 

Rota

Mesmo com a garoa, o pouso foi tranquilo e ocorreu às 11h02 e teve 10 minutos de duração. O Antonov desceu na cabeceira 15 do aeroporto, foi até o final da pista, depois taxiou e estacionou em um hangar.

 

De acordo com o gerente de operações do Aeroporto de Viracopos, Marcelo Mota, no momento do taxiamento, as ações no aeroporto foram suspensas para permitir que a aeronave ficasse sozinha na pista e foram usados balizadores para guiar o piloto no ângulo correto.

 

"Fizemos um planejamento muito grande e diversas medidas de segurança quando de preparação de pista de pouso, decolagem para que a aeronave chegasse. É uma aeronave gigantesca. Para estacionar uma aeronave desta no pátio tivemos que reservar três posições de grandes cargueiros. Ela sozinha ocupa essas posições. Não tivemos nenhum incidente”, disse.

 

Primeiramente, foi divulgado que a aeronave viria do Chile, mas o pouso não foi autorizado por lá, por isso, o plano de voo foi alterado e o avião veio direto dos Estados Unidos para a escala em Campinas.

 

Ainda nesta tarde, a aeronove vai carregar uma peça que servirá de suporte para o gerador de 150 toneladas que ele pegará ainda nesta noite de segunda no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Dali, segue para Santiago, no Chile.

 

Dia histórico

Segundo o gerente de operações, a segunda-feira foi histórica para o Aeroporto de Viracopos, já que além do pouso do maior avião do mundo, a aeronove da banda americana Guns n Roses, que fez dois shows em São Paulo no final de semana, também está no terminal e carros de Fórmula 1, ainda vão passar pelo local após o GP do Brasil, realizado neste domingo (13), no Autódromo de Interlagos.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document