Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
05 de OUTUBRO de 2016 | Fonte: Notícias MS

Flutuação em Jardim é o primeiro do Brasil a receber certificação de Segurança

O percentual de estrangeiros que viajaram a lazer para o Brasil em 2015, motivados pelos atrativos naturais, ecoturismo e turismo de aventura passou de 12,8% em 2014 para 15,7% em 2015 segundo dados do Ministério do Turismo
Certificado foi concedido após visita da auditoria da ABNT em setembro (Foto: Divulgação)

A cidade de Jardim (MS), conhecida por suas águas cristalinas, terá mais um importante atrativo para os turistas em busca de ecoturismo e turismo de aventura. O Recanto Ecológico Rio da Prata acaba de ser confirmado como primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a Certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling). A certificação ISO (International Organization for Standardization) leva em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços prestados, mas toda a cadeia produtiva. O certificado foi concedido após visita da auditoria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em setembro deste ano.

 

De acordo com a Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, em 2015, 15,7% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil a lazer tiveram como motivação: natureza, ecoturismo ou aventura. Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, esse é um segmento importante do turismo. “O Brasil é privilegiado por reunir riquezas como a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Mata Atlântica e mais de 8 mil quilômetros de litoral, além da maior bacia hidrográfica do planeta. E não por acaso, é considerado pelo Fórum Econômico Mundial como o número um em recursos naturais. Acredito que com a gestão profissional e a parceria entre os setores público e privado esses produtos podem ser explorados de forma sustentável, com benefício para as comunidades locais”, afirmou.

 

O passeio de flutuação, realizado em uma Unidade de Conservação – RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), é uma das atividades mais procuradas pelos visitantes. Um guia de turismo especializado acompanha cada grupo, composto por no máximo nove pessoas, durante caminhada por uma trilha interpretativa na mata ciliar e durante mergulho de superfície, conhecido também como flutuação, no rio Olho D’Água até o encontro com o rio da Prata.

 

Além do Recanto Ecológico Rio da Prata, a Estância Mimosa Ecoturismo, atrativo que faz parte do Grupo Rio da Prata, e localiza-se em Bonito (MS), também conquistou a certificação ISO 21101. Com isso, passa a ser o primeiro atrativo do Brasil a possui certificação na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document