Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2024
08 de SETEMBRO de 2016 | Fonte: Notícias MS

Primeiro núcleo de inteligência integrado do Brasil será no MS

Ministro garantiu maior presença da Força Nacional no Estado. Governador Reinaldo Azambuja foi informado que MS terá um dos cinco núcleos integrados formado por equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Polícia Civil que será instalado em Campo Grande.
Governador teve audiencia com ministro e secretário para elaborar o núcleo (Foto: Isaac Amorim)

Mato Grosso do Sul será o primeiro estado do país a ter um núcleo de inteligência para reforçar a segurança e combater os crimes de tráfico de drogas e armas na faixa de fronteira. O governo federal também se comprometeu em enviar agentes da Força Nacional para o Estado depois dos jogos paraolímpicos. Outra promessa é de que serão enviadas tornozeleiras que ajudarão a desafogar o sistema penitenciário.

 

Em reunião com o Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, junto ao secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, o governador Reinaldo Azambuja foi informado que MS terá um dos cinco núcleos integrados formado por equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Polícia Civil que será instalado em Campo Grande.

 

O Estado tem 7.354 vagas nos presídios estaduais, mas o sistema penitenciário abriga 15.628 presos, 40% deles condenados por tráfico de drogas. A manutenção desses presos custa ao Estado R$ 126 milhões por ano. Para o governador, o justo é que uma parte dos presos seja transferida aos presídios federais e a União ajude nessa manutenção.

 

De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), só no primeiro semestre de 2016 foram apreendidas mais de 150 toneladas de drogas, sendo que Mato Grosso do Sul é rota visada pelos traficantes, devido a sua localização geográfica com 1.500 quilômetros de fronteiras, sendo 1.131 km com o Paraguai e 386 quilômetros com a Bolívia.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document