Mato Grosso do Sul deve terminar a colheita de milho safrinha, também chamado de segunda safra ou safra de inverno, até o dia 5 de setembro. A previsão é da mais recente circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).
De acordo com dados levantados pelo técnicos do Siga entre os dias 15 e 18 de agosto, 71% dos 1,740 milhão de hectares cultivados com o cereal nesta temporada já foram colhidos, o que representa 1,1 milhão de hectares.
Conforme a circular, a colheita segue mais acelerada na região norte do estado, onde a média é de 81,7% do total. Nesta área, pelo menos três municípios já concluíram os trabalhos: Coxim, Pedro Gomes e Sonora.
Em contrapartida, no sul do estado, a média é de 72,4% do total cultivado já colhido. Nesta região se destacam os municípios de Amambai e Aral Moreira que até o encerramento da coleta dos dados da pesquisa tinham mais de 90% da área colhida.
A Aprosoja/MS reiterou nesta circular a estimativa de que o estado deve colher em torno de 6,2 milhões de toneladas nesta temporada, o que representa uma produtividade média de 59,9 sacas por hectare, e indica, uma redução de 31,83% frente e a safrinha do ano passado, quando o estado produziu 9,1 milhões de toneladas.