Ao participar nesta sexta-feira, 03 de junho, da cerimônia de abertura do 19º Encontro Técnico do Leite de Mato Grosso do Sul, realizado na sede do SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande), a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul), Milene Nantes, destacou a importância de os produtores rurais conhecerem novas tecnologias e procedimentos que visam aumentar a produtividade da cadeia do leite.
“O evento é voltado para as técnicas de produção, nutrição animal e serve para estimular o produtor nessa atividade que é cada vez mais competitiva, atendendo a um mercado exigente”, afirmou Milene Nantes, ressaltando a importância da união da cadeia produtiva para o desenvolvimento na economia do Estado.
Já o presidente do SRCG, Rui Fachini, ressaltou que a pecuária leiteira aliada à indústria latícinia contribuem para o desenvolvimento da economia estadual. “Mato Grosso do Sul está na 13ª colocação no ranking nacional de produção do leite, com um de 529 mil vacas e uma produção de 988 litros de leite por vaca ao ano. Por isso, discutimos nesse encontro ferramentas importantes para o desenvolvimento da atividade, informação e conhecimento que agregam muito para a atividade e para os produtores”, disse.
Na avaliação do presidente da Famasul, Mauricio Saito, a busca de conhecimento e tecnologia é uma constante de qualquer atividade econômica hoje em dia. “Existe um altíssimo custo de produção e a necessidade de ter eficiência dos produtores e, assim, melhorar a margem da atividade”, comentou.
Evento
No período da manhã, a programação do 19º Encontro Técnico do Leite de Mato Grosso do Sul contou com palestra realizada pelo holandês Dick Van Den Hengel, com o tema “Impacto da Qualidade do Volumoso na Produção do Leite”, além do palestrante Luiz Manuel Ferreira Queiróz, de Portugal, que falou sobre “Produção e Avaliação da Qualidade da Silagem de Milho”.
Já no período da tarde o professor-adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade de Ponta Grossa, no Paraná, João Ricardo Alves Pereira, apresentou a palestra “Produção de Silagem Pré-Secada com Forrageiras Tropicais”. Também à tarde foi realizada a palestra “Adubação Estratégica para Aumentar a Produção de Pasto no Inverno”, com o zootecnista Carlos Eduardo Oltramari, que tem mestrado e doutorado em Ciência Animal e Pastagem pela Esalq/USP.
O médico-veterinário Marcelo Guimarães, formado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), falou sobre “Cana-de-Açúcar na Nutrição de Vacas em Lactação” e, encerrando o evento, foi realizado um debate com participação do médico-veterinário Rodney Guadagnin Santos, que tem experiência em pecuária do leite nos Estados Unidos e Nova Zelândia.