Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
25 de MAIO de 2016 | Fonte: Campo Grande News

Milho começa a ser colhido em junho, mas clima pode atrasar safrinha

Colheita do milho safrinha é prevista para começar a partir de 15 de junho (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

A colheita do milho safrinha em Mato Grosso do Sul começa a partir da segunda quinzena de junho. Como o grão depende do clima para seu desenvolvimento adequado e cerca de 40% da produção foi plantada fora do tempo indicado, a colheita poderá se alongar significativamente.

 

As informações são do presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja) Christiano Bortolotto. "O milho é bem diferente da soja e depende do clima para definir o final do ciclo. Acreditamos que a partir do dia 15 de junho, ele já começa a ser colhido e as chuvas são boas para a cultura, pois ajudam a encher o grão", afirma.

 

A janela indicada do plantio era até 10 de março, mas com o atraso da colheita da soja devido as chuvas constantes na época e estradas vicinais prejudicadas, atrasou o plantio do milho safrinha.

 

"Quando se planta fora do tempo indicado, os produtores correm mais risco da safrinha sofrer com geadas. Até o momento, tivemos geadas leves, principalmente na região Sul de Mato Grosso do Sul, mas nada que prejudique a produção", explica.

 

Conforme Bortolotto, apenas 60% do milho no Estado foi plantado dentro do tempo indicado. "Os outros 40% podem ser prejudicados se tiver geada e com isso com certeza a produção será afetada, pois mesmo que o milho já esteja pronto para colher, quando as folhas congelam tem muito dano, porque a planta não faz fotossíntese e não aproveita os nutrientes".

 

Só será possível saber se houve quebra de safra, quando os produtores terminarem a colheita. "A partir de agora, sabemos que as chuvas diminuem e a preocupação dos produtores são com com o frio e possíveis geadas", alega.

 

Para este ano, segundo a Aprosoja, 59 mil hectares de milho safrinha não foram plantados. São 1,740 milhão hectares de área plantada, o que resultou em acréscimo de apenas 0,6% na área total. A produtividade prevista é de 82 sacas por hectare.

 

Apesar dessa ampliação na área plantada, a projeção é que, no comparativo com o ciclo anterior, haja redução de 7,13% na produtividade, o que leva a uma queda de 6,6% na produção total de milho nesta 2ª safra em Mato Grosso do Sul.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document