Mesmo com as chuvas constantes que atrasaram a colheita da soja em Mato Grosso do Sul, a Aprosoja (Associação de Produtores de Soja) afirma que não há projeção de quebra de safra e a estimativa de colheita se mantém em 7,4 milhões de toneladas na safra 2015/2016.
De acordo com a associação, isso deve-se ao bom início de colheita e a produtividade no Estado, sendo que os produtores estão colhendo em média, 51 sacas do grão por hectare.
Em relação ao término da colheita e plantio do milho safrinha, a Aprosoja estima que se encerrem no começo de abril, como ocorreu na safra passada. Porém, tanto a colheita quanto o plantio, dependem das condições climáticas no Estado.
A recomendação da janela para o término do plantio do milho safrinha era até 15 de março, já que a semeadura do grão após este período, pode acarretar em perda de produtividade, sendo que a ocorrência de geadas aumentam e as chuvas no período, diminuam.
Até o momento, a estimativa da Aprosoja para o milho 2ª safra 2015/2016, é que o Estado tenha área 1,79 milhão de hectares plantados e que o volume de grãos supere os 9,5 milhões de toneladas.
Colheita – Mais de 73% das lavouras de soja em Mato Grosso do Sul, foram colhidas, representando um atraso de 18%, segundo dados do Siga/ MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).
A região Sul é a mais avançada na colheita, com 81,6% da área colhida. Já a região Norte está com 51,8% da colheita realizada e a cidade mais avançada é Douradina, com aproximadamente 98% de área colhida.
Outras cidades, como Laguna Carapã e Aral Moreira, também estão com índices que ultrapassam 90% de colheita na área.
Na região Sudoeste/Sudeste, a colheita de soja atualmente abrange cerca de 81% da área. Na safra 2014/2015, nesta mesma época, já chegava a 91% da região.
Na região Centro/Norte do Estado, a colheita de soja está em 51% da área, já na safra 2014/2015, nesta mesma época estava em 80%.
Plantio
Em relação ao milho safrinha, o plantio já foi iniciado em 60,9% em Mato Grosso do Sul. Na região Sul, 65% da área já foi semeada. A segunda região mais avançada no plantio é a área Central de MS, com 52,5% semeada. Na região Norte, o plantio chegou a 40% da área.