A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) manteve no oitavo levantamento da produção brasileira de grãos, divulgado nesta quinta-feira (8), a estimativa de que Mato Grosso do Sul deve colher 7,305 milhões de toneladas de milho na safrinha 2013/2014. O volume é o mesmo da projeção anterior divulgada em abril.
Segundo a Conab, neste ciclo os produtores do estado mantiveram a mesma área cultivada com o cereal na safrinha na temporada passada, 1,461 milhão de hectares, entretanto, a produtividade deve cair 2%, de 5,1 mil quilos por hectare para 5 mil quilos por hectare, o que deve impactar na redução na mesma proporção da produção, que de 7,451 milhões de toneladas deve cair para 7,305 milhões de toneladas.
Grãos
Em relação a produção total de grãos em Mato Grosso do Sul neste ciclo, o novo levantamento da Conab faz um pequeno ajuste para mais em relação ao divulgado no mês passado. Na nova estimativa o estado deve colher 13,966 milhões de toneladas de grãos, um volume 0,4% maior do que os 13,914 milhões de toneladas da safra anterior.
Na projeção que foi divulgada em abril, a quantidade prevista para ser produzida nas lavouras sul-mato-grossenseses era de 13,928 milhões de toneladas, o que representaria um incremento mínimo de 0,1% frente a temporada anterior.
Da produção deste ciclo, 7,530 milhões de toneladas devem ser de milho, somando a colheita das safras de verão e de inverno, e 6,148 milhões são de toneladas de soja.