Na última quinta-feira (19), aconteceu em São Gabriel do Oeste a penúltima etapa do Circuito Aprosoja. Durante o evento, a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul divulgou a informação que no início do mês de novembro, 38% da safra 2015/2016 de soja já havia sido comercializada de maneira antecipada.
Esses dados representam crescimento de 20% em relação à primeira semana de novembro da temporada 2014/2015, ocasião em que apenas 18% da produção da oleaginosa já havia sido comercializada.
Esse aumento nas vendas antecipadas pode ser justificado pela variação do câmbio para as regiões que negociam a produção agrícola em dólar. Por conta da alta valorização da moeda americana frente ao real, muitos produtores têm optado por comercializar os seus produtos para aproveitar este momento no mercado.
O evento realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS que, nesta etapa, contou com a parceria do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, leva aos produtores rurais informações técnicas e econômicas relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro, entre outros.
Este ano, percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Sidrolândia, Amambai, Sidrolândia e Naviraí envolvendo cerca de 900 produtores rurais, técnicos e estudantes. A última etapa do evento acontecerá no dia 27 de novembro, em Campo Grande, durante o MS Agro.