O último boletim do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga) da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), divulgado na última sexta-feira (13), aponta que o plantio de soja já atinge 76% da área referente à safra 2015/2016 em Mato Grosso do Sul, número que corresponde a 1,82 milhão de hectares de um total de 2,4 milhões de hectares.
As regiões sudoeste e sudeste do Estado seguem em ritmo mais acelerado, com o percentual de áreas plantadas atingindo 86,9% do total previsto, sendo que Aral Moreira já concluiu a semeadura e os municípios de Amambai, Caarapó, Dourados, Laguna Caarapã e Naviraí já apresentam área semeada acima dos 90%.
Já as regiões do centro e do norte de MS, a média registrada de plantio é menor do que a média geral do Estado, com 51,4% do total semeado. Porém, as cidades de Camapuã, Costa Rica, Coxim e Pedro Gomes registram uma área plantada menor do que a média observada pelo Siga.
O Siga atribui o atraso no plantio no norte e centro do estado estiagem das últimas semanas nestas regiões, o que reduziu a umidade do solo. No entanto, após as chuvas na última semana a expectativa é que os trabalhos evoluam rapidamente nos próximos dias.