Untitled Document
DOMINGO, 24 DE NOVEMBRO DE 2024
08 de OUTUBRO de 2015 | Fonte: G1/MS

Produtores de MS já semearam 6,4% da área de soja da safra 15/16

Estado deve cultivar cerca de 2,2 milhões de hectares neste ciclo. Quase um terço da safra já foi comercializada antecipadamente.
Plantio da nova safra de soja já foi iniciado em Mato Grosso do Slu (Foto: Divulgação)

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul já semearam até o dia 2 de outubro, cerca de 144 mil hectares, dos 2,2 milhões que devem ser cultivados com soja no ciclo 2015/2016, o que representa cerca de 6,4% do total.


Os dados são da mais recente circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).


Segundo o Siga, o trabalho segue mais acelerado nas regiões sudoeste e sudeste do estado, onde a média de áreas semeadas é de 8,3% do total. Entretanto, em alguns municípios como Laguna Carapã e Amambai, o percentual atingiu os 25%.


Em contrapartida, o plantio segue em ritmo mais lento nas regiões central e norte de Mato Grosso do Sul. A média nestas áreas é de 1,2%. Até o dia 2, produtores de pelo menos ujm município, Camapuã, ainda não haviam iniciado o cultivo da próxima safra.


A Aprosoja/MS projeta que a safra 2015/2016 deve superar a marca das 7 milhões de toneladas no estado, o que deve representar um crescimento de mais de 3% frente as 6,8 milhões de toneladas do ciclo passado.


Desse volume, até o dia 25 de setembro, cerca de 31,78% já havia sido comercializado antecipadamente, conforme a entidade. Os produtores estão aproveitando o momento, com o dólar em alta para negociar parte significativa da próxima safra, garantindo um bom preço para o produto e se preparado para um futuro incerto da taxa de câmbio para o próximo ano.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document