O acidente terrível que matou o cantor sertanejo, Cristiano Araújo, e sua namorada, a jovem Allana Moraes, de apenas 19 anos, é algo que merece reflexão. Mesmo estando a bordo de um dos veículos mais seguros do mundo na atualidade, o casal morreu ao negligenciar um item ignorado por muitos: o cinto de segurança. Nem Cristiano, nem Allana usavam o equipamento quando o motorista capotou o caríssimo Range Rover Sport.
No início de 2014, a atriz Isis Valverde sofreu grave acidente de carro no Rio de Janeiro e acabou hospitalizada. Mas para sua sorte, Isis também estava a bordo de um dos veículos mais seguros do mundo (e estava de cinto).
Segundo relatos de socorristas, o casal estava no banco traseiro do SUV de luxo quando o motorista perdeu o controle e capotou o Land Rover. Sem os cintos de segurança afivelados, os dois foram arremessados — Allana foi jogada para fora da cabine e morreu na hora. Com ferimentos graves, Cristiano Araújo ainda estava com vida quando os para-médicos chegaram no local do acidente, mas seu corpo não resistiu no caminho do hospital.
O ponto-chave dessa triste história é o fato de o motorista e o passageiro (seu empresário) terem sobrevivido ao capotamento sofrendo apenas ferimentos leves. Os dois sobreviveram porque estavam com seus cintos de segurança afivelados, e também porque estavam a bordo de um veículo de última geração, repleto de recursos de segurança.
Um dos itens de série do Range Rover Sport é o pré-tensionador dos cintos que, ao perceber algum risco de colisão ou capotamento, aperta os cintos para segurar os corpos dos passageiros o mais firme possível nos bancos. Isso garante maior eficiência dos vários air bags da cabine — há pelo menos seis bolsas, duas frontais, duas laterais dianteiras e de cortina (que cobre a região das janelas para proteger as cabeças dos ocupantes da frente e detrás).
Não bastassem os air bags e os pré-tensionadores, o Range Rover Sport, cujo preço inicial beira os R$ 400 mil, também conta com uma série de controles eletrônicos que ajustam quase tudo. Por exemplo, os faróis possuem fachos de luz direcionais que acompanham o movimento do volante para iluminar melhor a estrada.
Como todo Land Rover, muitos dos recursos eletrônicos do Ranger Rover Sport são voltados ao uso off-road, entre eles os controles de saída em rampas (que mantêm os freios acionados em ladeiras) e em descidas (que controlam o freio automaticamente para o veículo não perder a tração ao encarar um barranco).
Ao mesmo tempo, o Range Rover Sport é o “velocista” da Land Rover. É o SUV mais rápido da marca de luxo, e o mais indicado ao asfalto, seja na cidade, seja em rodovias — como ocorreu no acidente de Cristiano.
O utilitário oferece só motores grandes — a versão mais simples traz um 3.0 V6 turbo diesel de 292 cv, enquanto a variante mais cara usa um poderoso 5.0 V8 aspirado a gasolina de 510 cv de potência. Não sabemos ao certo qual versão possuía o astro do sertanejo, mas o fato é que qualquer uma seria capaz de atingir velocidades elevadas.
A polícia ainda apura o que levou o motorista a capotar o veículo, se foi sono ou imprudência. Contudo, as imagens do veículo inteiro destruído mostram que o Range Rover Sport de Cristiano Araújo possuía o teto solar panorâmico. E foi provavelmente através dele que a namorada do cantor, Allana, foi arremessada para fora da cabine.
Cristiano Araújo morreu aos 29 anos vivendo o auge de sua carreira, com os hits de seu novo álbum, In the Cities, explodindo nas rádios de todo o País desde o lançamento, no fim de 2014. Fica a tristeza pelo fato de o jovem cantor não ter usado o cinto de segurança com sua amada, mesmo estando no banco traseiro. Caso estivessem com os cintos afivelados, é bem provável que ainda estivessem aqui, vivos.