Alguns produtores do município de Aral Moreira-MS, já iniciaram a colheita da safrinha de milho do ciclo 2014/2015, mas a maior parte dos agricultores sul-mato-grossenses que cultivaram o cereal devem colocar as colheitadeiras nas lavouras a partir da segunda quinzena de julho.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (16), pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), na circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga).
De acordo com a entidade, uma solenidade na próxima segunda-feira (22) deverá marcar oficialmente a abertura da colheita do milho safrinha no estado.
A circular destaca ainda que a maior parte dos produtores mantém uma ótima expectativa em relação a produção da safrinha, tendo em vista as condições climáticas favoráveis e o bom controle da incidência de pragas, doenças e plantas daninhas.
As precipitações continuam ocorrendo de forma regular na maior parte dos municípios e até o
momento não foram relatadas perdas por falta ou excesso de umidade. Porém, existe preocupação de alguns produtores quanto à ocorrência de geada nesta reta final de ciclo, o que pode afetar a produção.
Segundo o levantamento divulgado no início de junho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso do Sul cultivou nesta temporada 1,560 milhão de hectares com milho safrinha. A expectativa é que as lavouras da cultura produzam 8,049 milhões de toneladas do grão, o que, se confirmada, representará a maior produção do cereal na história do estado.