Nova turnê para suporte de um novo álbum ou aposentadoria? Os fãs do AC/DC foram pegos de surpresa nesta segunda-feira com informações sobre o suposto fim de uma das maiores bandas de todos os tempos. E, mesmo em tempos de internet, a maioria dos boatos envolvendo grandes nomes começa mesmo no rádio. Desta vez não é diferente.
Tem gente que garante que entre hoje, terça-feira, dia 15 de abril, e amanhã, 16, haverá o anúncio do fim da banda, exatamente no ano em que completa 40 anos de fundação. A informação foi dada ao vivo pelo repórter Peter Ford, da rádio australiana 3AW, nesta segunda-feira. Ele garantiu que um pronunciamento oficial será em breve.
Mesmo sem citar qualquer fonte com credibilidade, Ford diz que o motivo principal é a vontade do guitarrista Malcolm Young de desistir das turnês mundiais e permanecer mais tempo na Austrália, onde mora. Existiria até um acordo entre os músicos que, se um dos cinco da formação atual sair, o grupo acaba.
Em janeiro o vocalista Brian Johnson deu três entrevistas a revistas e sites ingleses informando que o grupo começaria em abril os encontros para compor e gravar as músicas do próximo CD da banda, que seria divulgado em uma turnê mundial no final do ano, com possibilidade de vir à América do Sul em 2015. No mês passado, no entanto, Johnson comentou em outra entrevista, desta vez para uma rádio de Nova York, que a saúde de um dos membros da banda inspirava cuidados e causava preocupação, mas não citou o nome em questão.
A notícia se espalhou rapidamente pelos sites especializados e fóruns diversos da internet. No Brasil, um dos primeiros a divulgar a informação foi o jornalista Igor Miranda, em seu site jornalístico, ao lado do site Van do Halen, também replicando a informação que se disseminou em vários países da Europa no final da noite de ontem.
O AC/DC esteve no Brasil em três ocasiões: foi uma das principais atrações do primeiro Rock in Rio, em 1985, e tocou duas vezes em São Paulo, no estádio do Morumbi, em 1996 e em 2008.