O produtor Aristeu Nantes tem propriedade em Glória de Dourados onde cria 65 vacas holandesas e retira por dia, em média, 900 litros de leite. O número está acima do que é produzido pela maioria dos criadores em Mato Grosso do Sul. De acordo com a FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, dos 24 mil produtores de leite do Estado, 15,1 mil produzem em torno de 100 litros diários, menos do que o ideal para a sustentabilidade econômica que seria 300 litros ao dia para agricultura familiar.
Mas nem sempre foi assim. De acordo com Aristeu, em 1999, quando começou a atividade leiteira, a produção era baixa, o preço desvalorizado e a qualidade comprometida. Hoje, o cenário é bem diferente. “Trabalho com 100% de inseminação artificial, ordenhadeiras e semiconfinamento dos animais. O leite é vendido a granel e entregue resfriado para o laticínio. Com a tecnologia a situação é mais estável”, explica o produtor.
Aristeu é um dos participantes do 18º Encontro Técnico do Leite, evento realizado pela Famasul, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande e a Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar que acontece nesta terça-feira (02), a partir das 8 horas. Nesta edição, o tema é ‘Tecnologias competitivas para produção de leite’, com objetivo de levar aos produtores sul-mato-grossenses os temas mais emergentes do setor, apresentados por especialistas com palestras relacionadas a alternativas para manejo, mercado, rebanho e criação.
“É sempre bom saber o que outros produtores estão fazendo. A troca de experiência é válida e o conhecimento faz diferença na hora de produzir”, ressalta Aristeu. Entre os temas que serão abordados no Encontro está a ‘Medicina da produção: eficiência na integração das ferramentas de manejo”, com o médico veterinário, Elias Facury, doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Sobre o evento – Em sua 18ª edição, o Encontro Técnico do Leite se consolida como o principal evento deste segmento em Mato Grosso do Sul. Com palestras que abordam temas que vão desde o bem-estar animal à comercialização, o evento promovido pela FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sindicato Rural de Campo Grande e pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, com patrocínio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, Banco do Brasil e Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, será realizado nesta terça, dia 02 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a partir das 08h.