Objeto do principal desafio na conclusão das obras do Aquário do Pantanal, as últimas peças de acrílico do maior dos 33 tanques já foram instaladas. O empreendimento caminha agora para a fase final, onde serão realizados serviços de ornamentação e cenografia. As informações são do engenheiro Domingos Sávio, um dos responsáveis pela execução da obra.
As três peças de acrílico que compõem a Aquaesfera foram içadas na última terça-feira (21), por um guindaste de 300 toneladas. A encargo da empresa norte-americana Reynolds, as 32 toneladas de acrílico formam um túnel de onde os visitantes contemplarão espécies do Rio Paraguai, ambientadas em 1.163.000 litros d`água. A estrutura é toda feita em acrílico maciço, com 16 centímetros de espessura. São dois túneis de 8,5 metros, conectados a um domo de sete metros de diâmetro.
De acordo com Sávio, nos próximos 30 dias, será realizada a vedação da Aquaesfera. Em seguida todos os esforços serão concentrados na cobertura do ambiente, para enfim iniciar a cenografia do tanque. “Os moldes dos elementos cenográficos já estão prontos. Logo isso tudo aqui terá uma nova cara. Nosso cronograma é de que até novembro toda cenografia do Aquário seja concluída”, revela o engenheiro.
(*) A reportagem, de Lucas Junot, está na edição de hoje do Jornal Correio do Estado.