Se o velho ditado de que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval for seguido à risca, o início do ano letivo no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está dentro do previsto. Nesta segunda-feira, 10 de março, mais de 11 mil estudantes do ensino presencial ocuparam os espaços dos dez campi para começar as atividades de 2025. Para os veteranos, é hora de iniciar uma nova etapa. Já para os calouros, é o começo da jornada acadêmica.
O IFMS iniciou o ano letivo de 2025 nesta segunda nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. Em Três Lagoas, as aulas começam nesta terça-feira, 11.
Enquanto parte desses estudantes entra no IFMS com a expectativa de descobrir, nos próximos três anos, qual profissão seguir no futuro, muitos que concluíram os cursos técnicos integrados recentemente iniciam 2025 com o projeto 'o que eu vou ser quando crescer' um pouco mais avançado.
É o caso de Luca Seiki Pereira Fujii, recém concluinte do curso técnico integrado em Informática do Campus Ponta Porã. Aos 18 anos, o jovem que 'desde sempre' gostou de Matemática conquistou uma vaga no curso de graduação ofertado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), unidade de ensino e pesquisa qualificada localizada no Rio de Janeiro (RJ) e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC).
"Estudar no IMPA sempre foi um sonho, mas o curso de graduação ainda não existia e eu planejava fazer o mestrado lá. A história do local é inspiradora, com vários professores que são especialistas mundiais em sistemas dinâmicos. Espero aprender um pouco mais de programação, Matemática de 'gente grande', análise real, álgebra abstrata, etc.", ressalta.
Luca conseguiu a vaga no IMPA porque por duas vezes foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada anualmente pelo próprio Instituto. Esse é o sistema de ingresso por meio do qual 80% das vagas na instituição são ofertadas.
O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação passou a ser ofertado em 2024. O curso começa com um ciclo básico de um ano. Posteriormente, os estudantes deverão escolher entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.
As aulas começam no dia 17, no IMPA Tech, localizado no Porto Maravalley, hub de tecnologia criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na zona portuária, para abrigar empresas e startups.
O programa oferece auxílio financeiro e alojamento estudantil para maiores de 18 anos, em uma parceria firmada entre o IMPA e a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Sobre sua mudança de estado, Luca conta que a família ficou muito feliz, embora logo tenha surgido uma certa tristeza por parte dos pais, pelo filho caçula estar saindo de casa. Para a mãe Tania Fujii, que coincidentemente é servidora do IFMS desde 2019, o sentimento é de orgulho.
"Acreditamos que o Luca, depois desses anos de IFMS, está pronto para esta nova etapa e mais conquistas. Estamos felizes, orgulhosos e agradecidos por ele ter conquistado uma vaga no IMPA, pois sonhou com essa oportunidade durante todo o ensino médio. Isso é resultado da sua dedicação e das medalhas olímpicas conquistadas, e do trabalho dos professores que sempre o incentivaram", relata a mãe do estudante.
Para Tania, o resultado também está ligado ao apoio do Instituto Federal e a outras atividades que Luca desempenhou durante o ensino médio no Campus Ponta Porã, como ter sido monitor de Matemática nos últimos dois anos e ter se dedicado ao xadrez, sendo inclusive campeão na modalidade nos Jogos do IFMS (JIFMS).
"As bolsas e auxílios foram decisivas para que ele pudesse se dedicar aos estudos e alcançar seu objetivo, assim como a dedicação dos servidores e gestores foi essencial para seu desenvolvimento e sucesso acadêmico. Os vínculos afetivos e a troca constante com os professores também foram pilares importantes que fortaleceram sua confiança e o motivaram a perseverar", aponta Tania.
O poder transformador do ensino técnico - Também concluinte do técnico integrado em Informática do IFMS, mas do Campus Nova Andradina, Lohana Maria de Carvalho Marinho, 17, teria respondido que, quando crescesse, iria cursar Direito. Mas tudo mudou a partir do primeiro contato com algoritmos.
"Percebi que gostaria de fazer ciência da computação ou cursos similares, mas já no final do curso técnico abracei a ideia de cursar Engenharia Aeroespacial", relembra.
Foi assim que Lohana conseguiu ingressar na Universidade Federal do ABC (UFABC) e começa daqui a alguns meses uma nova fase da vida em São Paulo. As aulas começam em junho.
"Fiquei muito feliz e satisfeita porque o ingresso foi pelo curso interdisciplinar de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e, ao mesmo tempo, vou cursar outro específico, no caso Engenharia Aeroespacial. Mas posso trocar de opção ao longo do tempo, então desde quando me apresentaram a UFABC eu tive certeza de que era para mim".
Quem lhe falou sobre a Universidade pela primeira vez foi um ex-aluno do IFMS e da UFABC, durante a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS).
"Eu estava apresentando um projeto de iniciação científica desenvolvido com as oportunidades que o IFMS me deu. Isso sem contar os diversos aprendizados do curso técnico em Informática, que corroboram muito na minha escolha de áreas de atuação", aponta Lohana, que também conquistou uma vaga no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A jovem acredita que, apesar dos obstáculos e dificuldades, foi capaz de obter resultados positivos e satisfatórios em sua trajetória pelo ensino técnico integrado, e tem muitas expectativas para a vida universitária.
"Quero conhecer pessoas novas, me integrar em comunidades de desenvolvimento e criação, poder aproveitar ao máximo o que for me apresentado, não só dentro da universidade, como fora, na cidade. Não poderia estar mais animada do que já estou, contando os dias até as aulas começarem. Não só disciplinas da minha área de preferência, mas também de outras, já que a flexibilidade do interdisciplinar permite isso", planeja.
Dicas valiosas
Ao refletirem sobre suas jornadas até aqui e o que sonham para o futuro, os dois ex-alunos do IFMS dão algumas dicas para aqueles que ainda têm o caminho do técnico integrado a ser trilhado.
"Aos ingressantes do IFMS, eu diria para aproveitarem o curso! É uma oportunidade muito diferente, e acredito que participar de eventos e projetos extracurriculares pode ser muito mais divertido do que parece", aconselha Luca.
A mensagem de Lohana também incentiva a aproveitar as oportunidades que o Instituto Federal oferece.
"Aproveitem ao máximo a experiência acadêmica de aprender além do ensino tradicional, e se envolvam em competições, projetos de iniciação científica e extensão, porque eles podem levar a lugares e experiências incríveis que não têm preço".
Enem 2024
Luca e Lohana são só dois exemplos de estudantes que fizeram o ensino técnico integrado ao ensino médio no IFMS e que conseguiram ingressar em cursos concorridos de universidades públicas.
De acordo com dados da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o desempenho dos estudantes do Instituto Federal na edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado excelente.
Conforme destaca a pró-reitora, Claudia Fernandes, dos 734 estudantes que fizeram a prova, 544 alcançaram médias superiores a 500 pontos em todas as áreas do conhecimento.
"Os resultados no Enem 2024 evidenciam o excelente desempenho dos estudantes, refletindo a qualidade do ensino oferecido pelo IFMS, além de demonstrar um compromisso sólido com a formação acadêmica e a preparação para o ingresso no ensino superior".
A pró-reitora ressalta, ainda, os desempenhos excepcionais em Redação e Matemática e suas Tecnologias.
"Foram 160 estudantes superando os 800 pontos na Redação, resultando em uma média geral de 660 pontos. Além disso, 239 estudantes obtiveram notas acima de 600 em Matemática, reforçando a excelência no ensino dessa área", enfatiza.
O número de estudantes com notas acima de 600 em diferentes áreas do conhecimento confirma também a abrangência e a eficácia do ensino na instituição, sendo: 58 estudantes em Ciências da Natureza, 110 estudantes em Ciências Humanas e 70 estudantes em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
"Isso comprova o impacto positivo do trabalho dos servidores e o empenho dos estudantes, consolidando o IFMS como uma instituição de referência na educação pública. O desempenho alcançado é motivo de orgulho e reforça o compromisso contínuo com a excelência acadêmica, preparando os alunos para desafios futuros e ampliando suas oportunidades no ensino superior e no mundo de trabalho", finaliza a pró-reitora.