Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2024
17 de OUTUBRO de 2024 | Fonte: Fundesporte

Surdoatletas disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike em MS

Evento reúne ciclistas de várias partes do país, busca promover a prática esportiva entre surdoatletas, incentivando a inclusão e o desenvolvimento no esporte.
Foto: Bruno Rezende/arquivo

Campo Grande será palco do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos, no sábado (19/10) e domingo (20/10). O evento, que reúne ciclistas de várias partes do país, busca promover a prática esportiva entre surdoatletas, incentivando a inclusão e o desenvolvimento no esporte.

 

A competição é organizada pela CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos) junto à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

 

No sábado (19), ocorrerão as disputas de ciclismo de estrada, com as modalidades de 1.000 metros sprint e individual contrarrelógio. A competição contará com a participação de surdoatletas de seis federações nas categorias masculino e feminino: Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro.

 

Já no dia domingo (20), será a vez da competição de Mountain Bike, com surdoatletas representando oito federações. As provas acontecerão nas categorias masculino e feminino, com atletas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Bahia. Cerca de 30 atletas estão confirmados, com três representantes sul-mato-grossenses.

 

A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira (18), às 14 horas, no prédio da Setesc. Segundo Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, é um orgulho para o estado receber competições de caráter inclusivo, oferecendo suporte necessário aos atletas. “Esse campeonato é de grande relevância, pois é classificatório para o Mundial de Ciclismo. A Fundesporte tem imenso prazer em colaborar com a organização de um evento dessa magnitude. Ele faz parte do nosso planejamento anual, com o objetivo de fomentar o ciclismo e os esportes voltados à comunidade surda”, afirmou.

 

Adriano Gianotto, presidente da FDSMS, espera que os atletas tenha bom desempenho na competição. “Meu desejo é que os atletas alcancem alta performance no ranking e possam, futuramente, garantir a bolsa atleta. Este evento, realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, é fundamental para o ranking nacional e internacional das modalidades”, ressaltou.

 

Os vencedores do campeonato terão a chance de se classificar para a Surdolimpíada Internacional, que ocorrerá entre os dias 15 e 26 de novembro de 2025, em Tóquio, no Japão.



Untitled Document
Últimas Notícias
Mapa anuncia fim da exigência de CSI para exportação de pescados aos EUA
Conanda proíbe uso de armas letais em unidades socioeducativas
Governo fecha contrato para compra de 42 motos BMW de até 1100cc para a PM
Untitled Document