O Prêmio Bola de Ouro, que acontece em cerimônia do próximo dia 28 de outubro, terá uma grande novidade na logística. O vencedor não será anunciado antes do evento, como já aconteceu em algumas edições anteriores.
Os atletas vencedores costumavam saber antes da premiação. Mas, para a temporada 23/24, os protagonistas vão descobrir em tempo real quem levará o tão cobiçado prêmio. A novidade vai ajudar em possíveis ausências, como aconteceu em anos anteriores quando Messi e Cristiano Ronaldo não assistiram a cerimônia e ficava evidente que não seriam os ganhadores.
Na atual edição, Vinicius Junior é o grande favorito para receber a Bola de Ouro. Vini viveu a temporada mais artilheira da carreira. Ao todo, foram 39 jogos oficiais pelo clube espanhol com 24 gols marcados e nove assistências. O Real conquistou o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha e a Champions League. O atacante é o único brasileiro na lista de 30 candidatos.
Junto a Vini está Jude Bellingham, companheiro de Real Madrid e finalista da Eurocopa pela Inglaterra. Rodri, do Manchester City, que venceu a Premier League e a Euro com a Espanha, sendo o MVP do torneio. Kylian Mbappé e Harry Kane também estão na disputa.