As atividades letivas e administrativas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão sendo retomadas gradualmente após o movimento grevista de servidores, iniciado em 3 de abril.
De acordo com comunicados emitidos pelas direções-gerais dos campi da instituição, a situação está voltando gradativamente à normalidade:
Nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, as aulas de vários cursos foram retomadas ao longo da semana passada;
Em Três Lagoas, a data agendada para retorno é a esta segunda-feira, 1º de julho, conforme informado no Comunicado 02/2024.
As informações sobre cursos ofertados a distância estão disponíveis no Comunicado do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread).
Informações e documentos relacionados o movimento grevista estão publicados na página Saiba mais sobre a Greve.
Desafios
Após quase três meses de greve de servidores docentes e técnico-administrativos, a reitora Elaine Cassiano destaca o compromisso do IFMS com a garantia da educação profissional técnica e tecnológica de qualidade.
"Estamos comprometidos em superar os desafios que se apresentam após a greve, focando na reorganização das atividades administrativas e letivas, especialmente no retorno dos nossos estudantes às salas de aula. Este é um momento de recomeço, onde juntos olharemos para o futuro, fortalecendo nossa missão e garantindo que todos tenham seus direitos respeitados e garantidos", afirma Elaine.
Para os diretores-gerais dos campi, os desafios neste momento são garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem e concluir o primeiro semestre letivo.
"O maior desafio agora é a organização das reposições das aulas pela equipe de coordenadores, equipe pedagógica e direção de ensino, respeitando todas as diretrizes legais, mas de forma que possamos revisar todos os conteúdos das unidades curriculares com os estudantes, oportunizando a eficiente retomada do aprendizado", ressalta a diretora-geral do Campus Coxim, Angela Kwiatkowski.
Para a diretora, a comunicação com a comunidade é fundamental. "Neste momento de retorno à rotina escolar, também é importante manter o diálogo com os pais e responsáveis. Esperamos que seja uma retomada de forma tranquila, e que não haja prejuízos para os nossos alunos na questão do ensino e aprendizado", complementa.
O diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima, está entusiasmado para a volta da rotina na unidade. "Estamos muito alegres e esperançosos com o retorno, os estudantes fazem muita falta! Os grandes desafios que nós temos agora são conseguir manter o nível do ensino oferecido, e fazer com que discentes e toda a comunidade possam ser atendidos pelo IFMS".
O calendário de reposição das atividades letivas está sendo discutido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) junto aos campi e será divulgado em breve.
Acordo
As propostas do Governo Federal para as carreiras técnico-administrativa em educação e docente foram aceitas pelo servidores do IFMS no dia 20 junho, e referendadas no dia 22, durante a 193ª Plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).
O ato de assinatura dos termos do acordo com os docentes e técnicos-administrativos ocorreu na quinta-feira, 27, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília (DF).