Com fim da greve dos servidores federais, aulas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) retornam nesta segunda-feira (1°). Conforme divulgado, por conta da paralisação as atividades seguirão até a semana do Natal, dia 21 de dezembro.
As diretrizes para o retorno da greve foram definidas na tarde de ontem (25), durante reunião da reitoria com representantes da Adufms (Seção Sindical dos Professores da UFMS). A decisão foi divulgada nesta tarde. -
Durante a reunião, o sindicato chegou a propor que o calendário da UFMS de 2024 fosse expandido para até o final de fevereiro de 2025. Se fosse acatado, alunos e professores perderiam o período de férias.
A proposta de reposição de aulas apresentada pela reitoria, define que o primeiro semestre será encerrado em 17 de agosto. Já o segundo semestre, prosseguirá até o dia 21 de dezembro. A flexibilização também é válida para as datas de lançamento de notas e matrículas.
Conforme a diretriz, as atividades acadêmicas devem ser realizadas de acordo com o plano de ensino de cada disciplina. Também é explicado que não poderá ser usado o ensino remoto de urgência para a reposição de aulas.
Ainda ficaram agendadas reuniões extraordinárias dos dois concelhos para a análise das diretrizes. “O reitor reforçou que está aberto ao diálogo e a participação com sugestões e ideias tanto por parte dos sindicatos quanto dos estudantes é sempre bem-vinda”, encerra a nota.