Untitled Document
DOMINGO, 16 DE JUNHO DE 2024
02 de ABRIL de 2024 | Fonte: Jr Lopes/assessoria

Educação de Naviraí inicia o Projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche

O projeto surgiu com o intuito de trazer maneiras diferenciadas de trabalhar os campos de experiências trazidos pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a partir da musicalização englobando a aprendizagem da criança.
Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A Gerência de Educação da Prefeitura de Naviraí realizou no dia 26 de março, o 1º Encontro Formativo do Projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche, junto aos professores e coordenadores das instituições educativas da Rede Municipal de Ensino (nível creche). O referido Projeto tem a finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos de idade por meio da exploração da música e da ludicidade, contando com a participação das famílias, visando estimular o crescimento físico, cognitivo, emocional, social e linguístico das crianças.

 

O projeto também tem como objetivo proporcionar experiências musicais significativas que explorem ritmos, sons, melodias e movimentos, enriquecendo o repertório sensorial e expressivo dos pequenos alunos, desde a primeira infância, bem como fortalecer os laços afetivos entre crianças, familiares e educadores.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Deste modo, este projeto surgiu com o intuito de trazer maneiras diferenciadas de trabalhar os campos de experiências trazidos pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a partir da musicalização englobando a aprendizagem da criança de forma integral e ampliando desta forma o fazer pedagógico dos professores da creche. Também vem ao encontro com a necessidade de aproximar mais e fortalecer a conexão entre a família, a criança e a escola, ou seja, trazer todos para o centro do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Com este envolvimento das famílias, a creche estará incentivando uma cultura de participação ativa dos pais e/ou cuidadores na educação de seus filhos, e essa prática trás benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche Projeto foi pensado e criado pela Coordenadora da Educação Infantil, Lourdes Matos e sua equipe técnica Giseli Tavares e Gabriela Prevedel, sendo destinado apenas aos professores de creche da Rede Municipal de Educação de Naviraí, o qual contará com a participação das famílias nas ações do mesmo. Serão realizados novos encontros formativos com os docentes nos meses de abril, maio e junho, além de mais um encontro com as famílias que está previsto para acontecer no final de outubro. O encerramento do projeto será em novembro, na Câmara Municipal, com uma apresentação de registros iconográficos (fotos e/ou vídeos) feitos pelos coordenadores pedagógicos.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Para a Coordenadora da Educação Infantil, Lourdes Matos, “o projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche representa um marco significativo no campo da educação infantil em nossa rede de ensino. Ao longo deste projeto, buscaremos explorar o poder transformador da música e da ludicidade no desenvolvimento integral das crianças”.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cresol Pioneira realiza posse do Conselho de Administração
Cresol recebe comitiva de São Paulo para visita
Realizado pela Prefeitura de Naviraí, 21ª FEJUNAVI terá show de Rio Negro & Solimões
Untitled Document