Untitled Document
DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
20 de MARÇO de 2024 | Fonte: G1-MS

Obra de acesso à ponte da Rota Bioceânica deve começar em abril, anuncia ministra Simone Tebet

Com um investimento de R$ 472,4 milhões e uma extensão de mais de 13 km, a obra de acesso à ponte da Rota Bioceânica tem a previsão de começar em abril de 2024. A informação foi repassada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

 

Em comitiva, Simone, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, estiveram na terça-feira (19/03) no lado brasileiro do canteiro de obras da ponte da Rota Bioceânica, em Porto Murtinho (MS).

 

“O acesso a essa ponte, que é uma obra de mais de 13 quilômetros, inicia-se agora em abril porque nós estamos aguardando período de chuva. É uma obra mais longa, mas é uma obra que também nós faremos tudo para poder acelerar pra que a gente possa cumprir o cronograma", esclareceu a ministra.

 

Ainda conforme a ministra, a obra abrange a implantação e pavimentação do acesso à ponte internacional sobre o rio Paraguai, contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267 e o centro aduaneiro de controle de fronteira.

 

Uma extensão do trecho da BR-267, a obra possui pouco mais de 13 quilômetros, e tem o prazo para execução de 26 meses.

 

Waldez Góes destacou que a Rota Bioceânica é uma das principais rotas de integração sul-americana.

 

“É uma política transversal, envolve vários ministérios, fortalece muito essa região, certamente toda a comunidade de Mato Grosso do Sul e a relação nossa, não só com o Paraguai, mas com toda a região sul-americana. É importante dizer que ela começa com infraestrutura, voltada a determinados tipos de atividade na área de logística, de transporte, mas isso vai gerando centenas de outras oportunidades, que vão desde os produtos de origem local, o turismo, área de serviços. Então isso tem um potencial de crescimento de muitas outras atividades econômicas”.

 

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reforçou que o objetivo dos países envolvidos é estar com Rota Biocêanica operando até 2026."O Paraguai avança no mesmo cronograma que nós temos aqui”, esclareceu Ridel, que esteve com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e também com a ministra de Obras do Paraguai, Claudia Centurión.

 

Para a ministra Simone Tebet, a obra é de grande importância para todo o Brasil. Já que a nova ponte tem como objetivo encurtar distâncias para a exportação.

 

"Nós vamos fazer com que os produtos agrícolas, do agronegócio brasileiro, portanto estou falando do sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, do Paraná, do interior de São Paulo, do interior de Goiás, se tornem mais competitivos, porque eles chegarão mais rápido no mundo asiático. Isso é desenvolvimento, é geração de emprego e renda, é isso que nós queremos pro Brasil”, finalizou a ministra.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document