Untitled Document
DOMINGO, 16 DE JUNHO DE 2024
19 de MARÇO de 2024 | Fonte: G1-MS

Nível do rio Paraguai está abaixo do esperado e preocupa quem vive da pesca no Pantanal de MS

Atualmente, o nível do rio deveria estar acima de 2 metros e 35 centímetros, o que preocupa especialistas.

O baixo nível das águas do rio Paraguai tem acendido alerta para quem mora e vive de pesca na região do Pantanal. Há 124 anos, a medição do rio tem como referência uma régua que fica no município de Ladário (MS), contudo o nível está muito abaixo do esperado.

 

O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, Marcus Suassuna, esclareceu que os níveis de chuva muito baixos e o prognóstico para os próximos meses não mostram indícios de recuperação.

 

“O rio não subiu como um histórico mostra que nesse período normalmente ele sobe. Então a gente faz essa comparação com o histórico para poder ter uma ideia de em que ponto que a gente se situa nesse. Então daí que vem é essa preocupação”.

 

O período de chuvas no Pantanal ocorre entre outubro e fevereiro, com média de 740 milímetros. Nos três primeiros meses de 2024, o número de acumulado está em 457 milímetros.

 

A falta de chuva e o baixo nível do rio também preocupa os pescadores da região. “Porque sem água, nós não temos peixe que presta, né? E aí fica só no leito do rio. Não tem condição dele engordar, de reproduzir”, disse o pescador Otávio Sebastião.

 

Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, a busca por alimentos e o ciclo de reprodução dos peixes também é prejudicada com o nível baixo do rio. Isso porque quanto mais raso, pior para a saúde dos peixes.

 

“Quando o rio extravasa, inunda as planícies, ele cria ambientes para os peixes que já se reproduziram nas cabeceiras. Quando o rio está muito baixo, ele não cria essas condições, então a predação é maior sobre esses esses peixes menores, e isso pode levar então a uma diminuição do estoque”.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cresol Pioneira realiza posse do Conselho de Administração
Cresol recebe comitiva de São Paulo para visita
Realizado pela Prefeitura de Naviraí, 21ª FEJUNAVI terá show de Rio Negro & Solimões
Untitled Document