Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
19 de MARÇO de 2024 | Fonte: G1-MS

Nível do rio Paraguai está abaixo do esperado e preocupa quem vive da pesca no Pantanal de MS

Atualmente, o nível do rio deveria estar acima de 2 metros e 35 centímetros, o que preocupa especialistas.

O baixo nível das águas do rio Paraguai tem acendido alerta para quem mora e vive de pesca na região do Pantanal. Há 124 anos, a medição do rio tem como referência uma régua que fica no município de Ladário (MS), contudo o nível está muito abaixo do esperado.

 

O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, Marcus Suassuna, esclareceu que os níveis de chuva muito baixos e o prognóstico para os próximos meses não mostram indícios de recuperação.

 

“O rio não subiu como um histórico mostra que nesse período normalmente ele sobe. Então a gente faz essa comparação com o histórico para poder ter uma ideia de em que ponto que a gente se situa nesse. Então daí que vem é essa preocupação”.

 

O período de chuvas no Pantanal ocorre entre outubro e fevereiro, com média de 740 milímetros. Nos três primeiros meses de 2024, o número de acumulado está em 457 milímetros.

 

A falta de chuva e o baixo nível do rio também preocupa os pescadores da região. “Porque sem água, nós não temos peixe que presta, né? E aí fica só no leito do rio. Não tem condição dele engordar, de reproduzir”, disse o pescador Otávio Sebastião.

 

Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, a busca por alimentos e o ciclo de reprodução dos peixes também é prejudicada com o nível baixo do rio. Isso porque quanto mais raso, pior para a saúde dos peixes.

 

“Quando o rio extravasa, inunda as planícies, ele cria ambientes para os peixes que já se reproduziram nas cabeceiras. Quando o rio está muito baixo, ele não cria essas condições, então a predação é maior sobre esses esses peixes menores, e isso pode levar então a uma diminuição do estoque”.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document