Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2024
15 de SETEMBRO de 2023 | Fonte: Correio do Estado

Lula sanciona auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica

Em mais um instrumento da Lei Maria da Penha, mulheres vítimas de violência doméstica terão mais uma  proteção  garantida pelo estado, o auxílio-aluguel. O presidente Lula sancionou a lei nesta quinta-feira (14) e o texto garante até seis meses do recebimento do valor - que não teve a quantia divulgada.

 

"É mais um instrumento dentro da Lei Maria da Penha que vem garantir mais direitos para as mulheres", afirmou Maria Helena Guarezi, secretária-executiva do Ministério das Mulheres. "Elas não podem ficar no mesmo espaço onde estão os homens violentando. E muitas vezes as mulheres não têm para onde ir. Às vezes elas vão para a casa de um parente, mas não podem ficar, não tem espaço.", explicou.

 

Como a Ministra Cida Gonçalves, está em viagem a Nova York para eventos relacionados com a Assembleia Geral da ONU, foi representada pela secretária executiva Maria Helena Guazeri. 

 

O projeto de lei concluiu a sua tramitação no Congresso Nacional em agosto, sendo então encaminhado para a sanção. Um dos parâmetros para receber o auxílio será a "situação de vulnerabilidade social e econômica da vítima". E será custeado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de cada estado.

 

Ainda, segundo o texto o auxílio-aluguel deve ser concedido por um juiz e deverá ser financiado por estados, 

Maria Helena Guarezi afirma que um grupo de trabalho será criado para estabelecer normais mais específicas para o cumprimento da nova legislação.

 

Violência Doméstica

Segundo informações da Polícia Civil, do início do ano de 2023 até o início de setembro foram registrados 4607 casos de violência doméstica somente em Campo Grande.



Untitled Document
Últimas Notícias
Militares que atuaram no RS ajudam a combater os incêndios no Pantanal
Homem morre em capotamento pouco depois de trocar pneu de caminhonete
Após morte , Fiocruz alerta para meningite transmitida por caramujo
Untitled Document