O Dia dos Pais este ano deve movimentar cerca de R$360,66 milhões em Mato Grosso do Sul. O número representa um aumento de 41% em relação a 2022, conforme aponta estudo divulgado pelo Sebrae/MS e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS). Na movimentação financeira, R$158,5 milhões serão destinados aos presentes e R$ 202,02 milhões às comemorações.
Segundo a pesquisa, 51,54% dos entrevistados pretendem presentear os pais com um gasto médio de R$ 207. Entre os presentes mais desejados, estão itens de vestuário, com 44,07% das intenções de compra, perfumes, que representam 23,41% das preferências e calçados, com 21,55% das escolhas. Os atrativos para os compradores incluem descontos para pagamento à vista (70,72%), parcelamento em cartões de crédito (38,39%) e a qualidade do atendimento (14,30%).
“Dada a expectativa positiva de movimentação nessa data, o empresário tem a oportunidade de aumentar o seu faturamento. Algumas dicas para o empresário aproveitar o Dia dos Pais são: trabalhar na organização da sua loja, tanto na ambientação referente à uma decoração temática, quanto na organização do espaço, pois isso geralmente contribui para o aumento de vendas; flexibilizar as formas de pagamento, disponibilizando diversas opções como o parcelamento no cartão de crédito, o Pix, e o famoso desconto nos pagamentos à vista; oferecer produtos de boa qualidade, é um fator sempre importante para os clientes; e, por fim, manter contato recorrente com os clientes, usando as redes sociais para se conectar e garantir novos negócios”, afirma Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS.
Quanto às comemorações, a pesquisa indica que 68,20% das pessoas planejam celebrar o Dia dos Pais, com um gasto médio de R$199,57. A maioria dessas pessoas (86%) pretende se reunir com os pais e a família para preparar uma refeição especial, enquanto 9% optarão por comemorar em restaurantes ou estabelecimentos similares.
“São números importantes e que balizam tomadas de decisão por parte do empresário. Por exemplo, quando perguntado ao consumidor quais elementos que podem definir as compras, o preço aparece reforçando a necessidade de uma estratégia de divulgação das promoções, assim como a escolha por produtos expostos na vitrine. Eles precisam ser atrativos, relacionados à data”, afirma a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
O levantamento foi realizado com 1.981 pessoas em sete municípios de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Corumbá/Ladário, Coxim, Bonito, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas) entre os dias 21 e 28 de junho.