Abel Ferreira frequentemente usa esportistas brasileiros para exemplificar situações vividas no Brasil. Fã declarado de Ayrton Senna, o português também não esconde a admiração por Telê Santana, técnico marcante e ídolo justamente do São Paulo, rival que o Palmeiras venceu por 2 a 0 neste domingo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.
Questionado se está para o torcedor do Palmeiras como Telê está para os são-paulinos, Abel Ferreira preferiu deixar a idolatria que tem no clube de lado para admitir que guarda semelhanças com o ex-treinador do São Paulo, morto em 2006.
– Não sou eu que posso responder isso. Tenho uma série de vídeos do Telê guardados que eu quero ver. Eu gosto muito dele e me vejo nele em alguns pontos, na forma de analisar o jogo, os gramados. O que ele pensava há 30 anos, eu penso exatamente igual – disse Abel Ferreira.
As trajetórias de Abel e Telê Santana podem ter paralelos se analisadas em termos de conquistas. O ídolo são-paulino comandou o clube em 410 jogos, sendo 198 vitórias, 121 empates e 91 derrotas. Telê conquistou dez títulos, sendo o maior vitorioso da história tricolor.
Desde 2020 no Palmeiras, Abel Ferreira tem oito títulos, sendo o estrangeiro mais vitorioso e o segundo técnico com mais conquistas, atrás apenas de Oswaldo Brandão. Em 194 jogos pelo clube, são 116 vitórias, 43 empates e 35 derrotas.
Em confrontos contra o São Paulo, Abel Ferreira soma seis vitórias, seis empates e cinco derrotas.