Untitled Document
DOMINGO, 16 DE JUNHO DE 2024
26 de ABRIL de 2023 | Fonte: Correio do Estado

Polícia Federal vai construir novos "quartéis-generais" na fronteira

Pleito antigo da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, novas delegacias na região da fronteira devem sair do papel ainda neste ano; Corumbá será a próxima

 

Uma reivindicação antiga, não apenas dos servidores da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, mas também de toda a comunidade da região de fronteira, a nova delegacia da Polícia Federal (PF) em Ponta Porã finalmente sairá do papel neste ano.

 

Ontem, o governo federal garantiu os R$ 25 milhões necessários para a construção do novo prédio que abrigará a delegacia da PF na cidade fronteiriça com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, que é uma das unidades da instituição com maior volume de demanda.

 

Em primeira mão ao Correio do Estado, o anúncio feito nesta terça-feira foi dado pelo superintendente da PF em Mato Grosso do Sul, delegado Agnaldo Mendonça Alves.

 

“O diretor de Logística [da PF] acabou de aprovar a descentralização dos recursos para a gente construir o novo prédio da Polícia Federal em Ponta Porã. Com isso, nós daremos início ao processo de licitação para a contratação de uma empresa para construir o prédio novo”, revelou Alves à reportagem.

 

Se o prédio atual é alvo de reclamações por estar antigo, ter problemas estruturais e até por representar problemas de segurança aos policiais e também aos eventuais presos, já que está localizado a poucos metros da linha internacional, o novo edifício será quase quatro vezes maior que o atual.

 

Para conceber a edificação, a PF já tem disponível uma área de 33 mil metros quadrados. 

 

A nova sede da Polícia Federal terá dois andares, pouco mais de 3 mil m² de área construída e instalações moderníssimas, seja para a segurança dos policiais, custódia dos presos ou para melhorar a prestação de serviços ao cidadão, como, por exemplo, a emissão de passaportes.

 

O edifício atual não tem mais que 800 m² e ainda acumula dezenas de carros apreendidos, muitos deles sucateados, em seu entorno.

 

“Será o estado da arte da construção. O que temos de mais moderno em construção é o que a Polícia Federal tem utilizado em suas delegacias, e em Ponta Porã será assim”, afirmou o superintendente da instituição em Mato Grosso do Sul.

 

Agnaldo Mendonça Alves também disse que a previsão é de que o edifício seja concluído dentro de um período de dois anos e que a expectativa é de que o processo licitatório seja concluído nos próximos três meses, sempre respeitando os trâmites burocráticos.

 

“A delegacia de Ponta Porã só perde em número de flagrantes para a delegacia do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A média é de mais de um flagrante por dia na cidade”, afirmou o superintendente, reforçando a necessidade estratégica de uma nova edificação.

 

Corumbá

Assim como no município de Ponta Porã, uma outra cidade de fronteira em Mato Grosso do Sul também poderá ter um novo edifício. É o caso de Corumbá.

 

O projeto executivo para a nova delegacia da PF na Cidade Branca será finalizado em maio, e a torcida, pelo menos da Superintendência Regional da Polícia Federal, conforme apurou o Correio do Estado, é de que os R$ 22 milhões necessários também sejam liberados ainda neste ano.

 

“Havendo a viabilização e descentralização dos recursos, como aconteceu para Ponta Porã, também daremos início à licitação de Corumbá”, revelou Agnaldo Mendonça Alves. 

 

Segundo ele, o projeto voltado à região corumbaense é tão moderno quanto o previsto para o município de Ponta Porã. 

 

A diferença, porém, é que a nova delegacia na cidade de fronteira com a Bolívia teria apenas um pavimento.

 

Saiba: Delegacia de MS é a segunda em número de flagrantes do Brasil - A delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã só perde em número de flagrantes para a delegacia do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. No ano passado, a média registrada de prisões em flagrante na cidade fronteiriça foi de mais de uma por dia.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cresol Pioneira realiza posse do Conselho de Administração
Cresol recebe comitiva de São Paulo para visita
Realizado pela Prefeitura de Naviraí, 21ª FEJUNAVI terá show de Rio Negro & Solimões
Untitled Document