Untitled Document
SÁBADO, 10 DE MAIO DE 2025
02 de DEZEMBRO de 2022 | Fonte: Agência ALEMS

CCJR aprova constitucionalidade da PEC que proíbe o nepotismo em órgãos públicos

CCJR aprova constitucionalidade da PEC que proíbe o nepotismo em órgãos públicos.
Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

Entre os projetos devolvidos na reunião da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR) de 30 de novembro, foi aprovada a tramitação regular na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) do Projeto de Emenda Constitucional 5/2022, de autoria do deputado e presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), e demais parlamentares. A matéria considerada constitucional altera o disposto no § 7º do art. 27 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de proibir o nepotismo em órgãos do Estado. 

 

A matéria foi relatada pelo deputado Evander Vendramini (PP), que também fez a devolução do Projeto de Lei Complementar 10/2022, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta o § 3º ao art. 133 da Lei Complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005, nos termos que especifica, com o objetivo de adequar a Lei Orgânica da Polícia Civil. A matéria foi considerada constitucional, assim como os projetos de resolução para concessão de honraria devolvidos pelo parlamentar. Os Projetos de Resolução 65/2022, 70/2022 e 76/2022, concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, de autoria dos deputados Marçal Filho (PP), Antonio Vaz (Republicanos) e Lucas de Lima (PDT), e o Projeto de Resolução 62/2022, concede a Comenda do Mérito Legislativo, de autoria do deputado Lucas de Lima. 

 

O vice-presidente da CCJR, deputado Barbosinha aprovou em seu relatório a emenda supressiva incorporada ao Projeto de Lei 177/2022, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). A matéria relatada pelo deputado e vice-presidente do grupo de trabalho, Barbosinha (PP) versa sobre a eliminação de candidato classificado fora das vagas disponíveis no certame no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, segue a plenário para análise dos demais parlamentares.

 

Também relatado por Barbosinha o Projeto de Lei Complementar 11/2022, de autoria do Poder Executivo, acrescenta e altera a redação de dispositivos da Lei Complementar 53, de 30 de agosto de 1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul, foi considerado constitucional e segue para votação em plenário. 

 

O parlamentar ainda fez a devolução nesta manhã de outros sete projetos de resolução, todos considerados constitucionais por unanimidade dos membros da CCJR. Os Projetos de Resolução 45/2022, 50/2022, 63/2022, 64/2022 e 69/2022, todos para concessão de Comenda do Mérito Legislativo, são de autoria de Amarildo Cruz (PT), Marçal Filho (PP), Paulo Corrêa (PSDB), Lucas de Lima (PDT) e Antônio Vaz (Republicanos), respectivamente. Já os Projetos de Resolução 57/2022, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB) e do deputado Paulo Corrêa concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. 

 

O presidente da CCJR, deputado Gerson Claro (PP), relatou o Projeto de Lei 259/2022, que institui a Política de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul. O parecer foi favorável e os demais parlamentares acompanharam o voto do relator. “Executivo eleva a qualificação de seus profissionais e aumenta também melhoria na qualidade do ensino”, afirmou Gerson Claro. 

 

Gerson Claro também fez a devolução de projetos de resolução. Os projetos 59/2022, 66/2022, 71/2022, 78/2022 e 79/2022, para concessão do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense foram considerados constitucionais e seguem a tramitação regular. As matérias são de autoria dos deputados Evander Vendramini, Barbosinha, Coronel David, Neno Razuk e Marçal Filho, respectivamente. Por fim, ele relatou o Projeto de Resolução 75/2022, que concede a Comenda do Mérito Legislativo, de autoria do deputado Evander Vendramini (PP).



Untitled Document
Últimas Notícias
Juristas do Senado debatem reforma do Código Civil em seminário na Esmagis
MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza
MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Untitled Document