Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2024
29 de OUTUBRO de 2022 | Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Com apoio do Sebrae/MS, técnicos fazem capacitação avançada na apicultura

Treinamento foi realizado por meio do Pró Pantanal para aprimorar manejo e atendimento a apicultores no Estado.
Foto: Divulgação

Em uma segunda etapa de aprimoramento, realizada agora em outubro, técnicos ligados à Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer/MS) realizaram capacitação para fortalecer a cadeia da apicultura em Mato Grosso do Sul. O curso aconteceu em Campo Grande, por meio do Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae, com a Agraer/MS, e foi realizado com 26 técnicos.

 

Esse segundo nível de treinamento envolveu 18 pontos de conteúdo programático. Entre os temas abordados foram a importância da apicultura, organização social das abelhas Apis mellifera (abelha-europeia), biologia, colônia padrão Langstroth, implantação de apiários, manutenção de colmeias na safra, manutenção de colmeias na entressafra, calendário apícola, manejo para divisões, produção de própolis, colheita e beneficiamento de mel e própolis, entre outras ações.

 

Depois da Capacitação Técnica em Apicultura – manejo avançado, ministrada por Pedro Acioli, que ocorreu entre 5 e 7 de outubro, o foco é que os técnicos da Agraer/MS possam realizar acompanhamento aprimorado para criadores de abelhas e fomente a ampliação desse mercado em Mato Grosso do Sul.

 

Entre 29 e 31 de agosto deste ano, o primeiro módulo foi realizado também em Campo Grande. O Curso Formação/Capacitação em Apicultura para Técnicos teve aulas práticas e teóricas com o pesquisador da Embrapa Pantanal Vanderlei dos Reis e o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS (FAMEZ) Dr. Rodrigo Zaluski.

 

A analista técnica do Sebrae/MS Kátia Muller indica que o trabalho desenvolvido nessas capacitações favorece no aprimoramento da cultura do mel tanto no Pantanal, como em outras áreas do Estado. “O primeiro curso trouxe conceitos básicos. Neste segundo módulo, foram apresentadas técnicas mais avançadas na produção. Com esta conclusão, temos um maior número de técnicos que poderão, na prática, ampliar e aprimorar a cultura do mel.”

 

Esses novos técnicos formados integram o trabalho desenvolvido por meio das ATeGs, que são os programas de Assistência Técnica e Gerencial.

 

Dados da Secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar (Semagro), de 2021, indicam o total de 1.097 produtores de abelhas no Estado. Esse quantitativo cresceu de 2020 para o ano passado na ordem de 8%. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) tinha 1.016 produtores cadastrados em 2020.

 

Mato Grosso do Sul já alcançou a marca de ser o maior produtor de mel do Centro-Oeste, somando 984 mil quilos em 2020. As estratégias para consolidar essas estatísticas envolvem esse trabalho de ampliação do atendimento a pequenos criadores. Ainda com dados da Iagro, em 2020 havia 20.109 colmeias cadastradas, sendo que esse número subiu em 2021 para 27.145 colmeias.

 

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).



Untitled Document
Últimas Notícias
Prefeitura de Naviraí recebe 20 máquinas para equipar o tão sonhado Centro de Hemodiálise
MS registra 12.197 casos confirmados de dengue
Rhaiza Matos assina nomeação de quase 100 aprovados no Concurso 2024 da Prefeitura de Naviraí
Untitled Document