Os potenciais de Mato Grosso do Sul foram destaque na Green Rio 2022, feira voltada à promoção de negócios, inovação e bioeconomia ocorrida no Rio de Janeiro (RJ), que ocorreu no início de setembro. Para a iniciativa, o Sebrae/MS levou oito empresários sul-mato-grossenses com produtos ligados aos biomas Cerrado e Pantanal. Além disso, como parte da programação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), apresentou as políticas públicas ligadas à sustentabilidade.
Os empresários sul-mato-grossenses que participaram da feira são proprietários de pequenas empresas de diferentes nichos, como alimentação, cosméticos, decoração e adereços, que possuem forte apelo cultural e regional: Angí Chocolates, Du Bem Sustentável, Flor de Xaraés, Mel Zen, Ph Cosmetics, Soul Leve, Tar&Tar e Udu Cerâmica. Em comum, os empreendimentos se encaixam na bioeconomia, ao unirem modelo de negócios a iniciativas sustentáveis ou produtos com traços da biodiversidade da região. A maioria possui o selo Made In Pantanal, campanha lançada pelo Sebrae para valorizar os artigos regionais.
Segundo o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, também secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, participar da Green Rio 2022 abre um leque de oportunidades para estes empreendedores, que representam as potencialidades de Mato Grosso do Sul, consolidando o estado no cenário da bioeconomia. “Tivemos a apresentação de vários produtos da bioeconomia sul-mato-grossense, todos estavam muito vinculados à questão da bioeconomia e foram comercializados com sucesso”, destacou Verruck.
Ao levar os empresários para a Green Rio 2022, o objetivo do Sebrae foi dar visibilidade aos produtos regionais, além de propiciar aos empreendedores acesso a novos mercados. A participação deles no evento foi viabilizada por meio das iniciativas Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, e Propeq Dinamiza – Programa Estadual dos Pequenos Negócios, realizado em parceria com o Governo do Estado.