Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
24 de AGOSTO de 2022 | Fonte: Assessoria/ UEMS

UEMS/Naviraí inicia mais uma edição do Projeto Cidadania na Escola

O Projeto Cidadania na Escola é realizado com alunos do 3º ano do ensino médio e nesta edição inovou e ampliou o atendimento para seis colégios, públicos e privados, de Naviraí.
Foto: Divulgação

Agosto de 2022 marca o início de mais uma edição do Projeto Cidadania na Escola, coordenado pela professora do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Naviraí, Dra. Manuella de Oliveira Soares. O Projeto ficou parado durante a pandemia e já atendeu mais de 170 alunos do ensino médio no município.

 

O Projeto Cidadania na Escola é realizado com alunos do 3º ano do ensino médio e nesta edição inovou e ampliou o atendimento para seis colégios, públicos e privados, de Naviraí. O objetivo é expandir a noção cívica dos jovens, ensinando-lhes sobre seus direitos e deveres constitucionais, para que compreendam a importância de ser um cidadão consciente. O primeiro encontro foi realizado em 13 de agosto.

 

O projeto é gratuito e será realizado até dezembro de 2022 com encontros aos sábados de manhã na unidade da UEMS em Naviraí. Foram inscritos mais de 100 alunos para esta edição. Os encontros são coordenados por alunos do curso de Direito da Universidade, com auxílio de um egresso que já participou das edições anteriores e sob a supervisão da professora Manuella.

 

“A ideia do projeto surgiu quando percebemos que os jovens não sabiam quase nada a respeito dos seus direitos e que, em razão disso, às vezes acabam sendo prejudicados. Também porque defendemos a ideia de que todo aluno de ensino médio deveria ter uma disciplina na grade escolar onde se estudasse noções de direito para que se tornem cidadãos mais conscientes  dos seus deveres e direitos”, explica a professora Manuella.

 

A professora Manuella acrescenta também que nos encontros são abordados temas de direitos fundamentais, como por exemplo: direito ao consumidor, direito de trânsito, lei de drogas e direito à saúde.

 

“ É muito gratificante ver o interesse dos alunos nos encontros, fazendo as perguntas e se interessando pelos temas. Ademais, ficamos muitos felizes porque vários alunos que fizeram os cursos anteriores, decidiram fazer a faculdade de Direito e agora são nossos alunos”, finaliza.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document