Untitled Document
SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
01 de AGOSTO de 2022 | Fonte: Assessoria

Semana Mundial da Amamentação: entenda os benefícios para o recém-nascido e para a mãe

Agosto Dourado aborda questões de incentivo ao aleitamento materno.

O mês de agosto é marcado pela campanha nacional “Agosto Dourado” que tem como objetivo trazer ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A amamentação é essencial para garantir as necessidades nutricionais dos bebês e, de acordo com levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), reduz em 13% as chances de mortalidade até os cinco anos, além de promover ganhos para o desenvolvimento do cérebro e o crescimento físico adequado que se reflete ao longo de toda a vida da criança. A prática também é benéfica para a mulher, pois amamentar até os seis meses diminui o risco de câncer de mama e ajuda no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.

 

O aleitamento é recomendado até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês do bebê e deve começar logo após o parto, como destaca o pediatra e professor do curso de medicina da Uniderp, Walter Peres. “O recomendado é que já se inicie a amamentação dentro de sala de parto, ainda na primeira hora de vida do bebê, pois isso ajuda a mãe a ter leite mais rapidamente, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia pós-parto e também fortalece o vínculo afetivo da mãe com o bebê”, pontua.

 

É importante lembrar que se trata de um momento de adaptação e que, assim como para o bebê, para a mãe pode ser uma atividade exaustiva nas primeiras semanas e exige persistência. “Entender o melhor horário parra as mamadas, qual a posição correta ou ainda como evitar engasgos do recém-nascido faz parte do processo de autoconhecimento, mas vale destacar que é preciso que haja preparo e conhecimento por parte da mãe. Muitas sofrem com dores e ferimentos nas mamas e tendem a acreditar que não conseguem seguir a diante nesse momento de mãe e filho, tão sonhado durante a gestação”, explica o pediatra.

 

O especialista destaca que é preciso atenção com o que é consumido pela lactante. O cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que a parte líquida do leite é produzida a partir da hidratação da mãe. “A mãe deve ter o cuidado de consumir uma média de 3 litros de água por dia enquanto estiver amamentando, para garantirmos uma boa produção de leite materno”, conclui.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document