Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
01 de ABRIL de 2022 | Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Lideranças apresentam agenda de desenvolvimento para região da Grande Dourados

Documento, elaborado de forma colaborativa por representantes de 12 municípios, contém estratégias para fomentar Agronegócios; Inovação e Turismo.
Foto: Divulgação/Sebrae-MS

Na noite desta quinta-feira (31/03), no Teatro Municipal de Dourados, lideranças de 12 municípios sul-mato-grossenses apresentaram para a população uma Agenda de Desenvolvimento para a região da Grande Dourados. O documento, elaborado de forma colaborativa, contém estratégias para três áreas prioritárias: Agronegócios; Inovação, Empreendedorismo e Negócios e Turismo.

 

Na ocasião, 12 lideranças de cada um dos municípios entregaram aos respectivos prefeitos um exemplar da Agenda, para contar com o apoio do poder público na implementação das medidas. Já em nível estadual, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, representou o grupo na entrega simbólica do documento ao representante do Governo do Estado, o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) Ricardo Senna, que declarou apoio à iniciativa.

 

"Temos uma oportunidade única com esse projeto de pensar de forma integrada. Outra coisa que é importante destacar, é o fato de que vocês começam a fazer um planejamento de desenvolvimento para a região. Isso é um grande salto na forma que a gente enxerga o planejamento. Nós estamos falando de uma região que mais do que nunca precisa desse projeto. Enquanto Governo do Estado, estamos aqui para consignar o apoio a essas iniciativas", disse Senna, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS.

 

Antes da entrega, o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, foi o representante escolhido pela governança para fazer o discurso sobre o trabalho efetuado, ressaltando a união de esforços pela Grande Dourados. "Temos um plano de ação realmente em parceria. A nossa região é muito forte, os 12 municípios contemplam 450 mil pessoas, e acredito que só com essa união entre as lideranças principais, que são pessoas da sociedade civil e também líderes do mercado privado que participam e fazem a diferença, iremos avançar. Hoje, entregamos também um plano para o Governo do Estado e pensamos o desenvolvimento tanto para a nossa região quanto para o nosso Mato Grosso do Sul", destacou Foroni.

 

A Agenda de Desenvolvimento da Grande Dourados é um resultado do programa LIDER – Liderança Para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae que mobiliza líderes de gestões públicas, privadas e do terceiro setor para a coordenação de ações regionais visando o desenvolvimento sustentável. Na região Sul, esse programa teve início em junho de 2021, tendo proporcionado oito encontros técnicos entre os participantes, promovendo a sua integração. Ao final do trabalho, a proposta é ter uma governança local instituída, para que execute as ações prioritárias definidas.

 

"O trabalho do programa LIDER visa realmente a gente capacitar lideranças, sejam elas públicas ou privadas, de toda essa região aqui, e que permite que esses líderes assumam o protagonismo e venham a desenvolver uma proposta de trabalho que vá ao encontro das necessidades de toda essa vasta região. Não existe desenvolvimento sem as principais lideranças que compõem o território", afirma o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

 

No evento, além da apresentação do documento pelos participantes do programa LIDER Sul, ocorreu uma atração cultural e também a palestra com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Derly Cunha Fialho, que possui vasta experiência em governança corporativa, gestão de organizações associativas, além de conhecimento nos setores de agronegócio, indústria, comércio e serviços.

 

A cerimônia também contou com a presença do prefeito de Dourados, Alan Guedes, que deu as boas-vindas ao público, além de demais autoridades, como os conselheiros do Sebrae/MS, o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, e o presidente da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Fernando Ribeiro Martins.

 

Líderes e trabalho conjunto

Participam do programa LIDER Sul lideranças dos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina. Juntos, de junho de 2021 a março de 2022, eles trocaram informações e elegeram prioridades, que culminaram no documento lançado nesta quinta-feira.

 

A Agenda de Desenvolvimento prevê a implementação de ações para até 2040. Essas ações estão distribuídas nos três eixos prioritários, que foram definidos pelo grupo a partir de análises, conforme complementa o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Nilson dos Santos, também membro do CDE do Sebrae/MS. 

 

"Foram nove meses de treinamento. Durante esse período, eles foram a campo, investigando prefeitos, empresários, presidentes de associações comerciais, secretários de governo, projetando e trazendo oportunidades, para que cada município tenha a sua expansão e sustentabilidade. Estão preparados para colocar em prática os três eixos que ficaram definidos: Inovação, Empreendedorismo e Negócios; Agronegócios e Turismo", reforçou o presidente da ACED.

 

No eixo Inovação, por exemplo, a governança colocou como estratégias "promover a cultura empreendedora e profissionalização de negócios da região Sul" e "potencializar a implantação de indústrias, comércio e serviços de acordo com a vocação regional". Já na área Agronegócios, algumas delas são "promover o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como dos pequenos, médios e demais produtores" e "articular e implementar o empreendedorismo na educação básica, fundamental e média". Por fim, o eixo Turismo prevê, como estratégias, "incentivar os municípios a organizarem as políticas públicas do turismo", "construção da rota turística", entre demais iniciativas. 

 

Para um dos participantes do programa LIDER Sul, o presidente da Associação Empresarial de Rio Brilhante (AERB), Rodrigo Jeferson Trambuch, de agora em diante, o grupo estará empenhado em executar as ações pactuadas. "Dos municípios que fazem parte do programa, 45 líderes aceitaram participar da iniciativa e se tornarem protagonistas do desenvolvimento. Cada um de nós vai estar responsável por desenvolver também as ações nos municípios, para que o plano possa andar daqui para frente. Então, tem um grupo que irá coordenar as ações, para que todas as lideranças localizadas nos municípios sejam despertadas para envolver a nossa sociedade de um modo mais acelerado", finaliza.

 

Agora, durante a fase de aplicação do que foi proposto, serão realizados, até novembro deste ano, quatro fóruns que monitoram os compromissos contidos na Agenda. Para mais informações sobre o programa LIDER, os interessados podem buscar a Central de Relacionamento do Sebrae, pelo 0800 570 0800.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document