Foto: Chico Ribeiro |
Já está disponível para acesso a 2ª chamada do Vestibular UEMS 2022 e a 1ª chamada da Lista de Espera do Sisu convocando os candidatos aprovados nos sistemas de concorrências de vagas gerais, negros/pardos, indígenas e residentes do Mato Grosso do Sul, para efetuarem matrícula nos cursos de graduação, na modalidade presencial.
O prazo para matrícula dos candidatos convocados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai até 23 de março.
Matrículas
Nos dois casos, convocados no Sisu ou no Vestibular UEMS, podem fazer a matrícula de forma presencial ou remota.
Ao optar pela matrícula de forma presencial, o candidato deverá se dirigir a Coordenadoria do Curso para o qual foi convocado (endereço constante no Edital), no horário das 12 às 18 horas dos dias 14 a 18 de março e 21 a 23 de março.
Se optar pela matrícula remota, os documentos listados no Edital deverão ser enviados para o e-mail da coordenação do curso que foi convocado (endereços de e-mail constantes no edital). Na opção presencial, os documentos serão conferidos no ato da matrícula. Estando a documentação de acordo com as exigências, a matrícula será efetuada.
Na opção de matrícula remota, a Coordenadoria do Curso, após conferir o Formulário de Requerimento de Matrícula Inicial 2022 com a documentação encaminhada, responderá via e-mail em até dois dias, acerca do deferimento ou não da matrícula.
Documentos
A relação de documentos para matrícula estão nos Editais de cada processo seletivo. Entre os documentos exigidos estão: CPF, RG, Título de Eleitor (facultativo para menores de 18 anos), Certificação de quitação eleitoral, Documento militar (obrigatório para maiores de 18 anos, do sexo masculino, mas facultativo aos indígenas), uma foto 3x4 e comprovante de Vacinação contra a COVID 19.
Além da relação citada acima, o candidato deve apresentar mais documentos, de acordo com o sistema de concorrência que se inscreveu.
Candidatos às Vagas Gerais: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio (Escola Pública ou Privada), em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente.
Candidatos Indígenas: Certidão de Nascimento Indígena (RANI) ou Certidão de Casamento (RACI) ou certidão de Registro Civil de Nascimento com identificação étnica ou carteira de Identidade (RG) com identificação étnica ou autodeclaração conforme modelo da UEMS (Modelo no Edital); Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, integralmente em Escola Pública, em qualquer modalidade.
Candidatos Negros: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, integralmente em Escola Pública; Autodeclaração de pessoa negra de cor preta ou parda, conforme modelo da UEMS (Modelo do Edital).
Candidatos Residentes em MS: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio (Escola Pública ou Privada), em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente; Cópia legível de um dos documentos listados que comprovem “residência por, no mínimo, 10 anos ininterruptos, em qualquer dos municípios do Estado, em período imediatamente anterior à inscrição no processo seletivo”. (Relação de documentos no Edital).