Foto: Sanesul |
Pouco mais de um mês depois do ataque hacker que derrubou todo o sistema operacional da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), a empresa começou a distribuir cerca de 13 mil novas contas que corrigem as cobranças indevidas de dezembro, decorrentes da invasão.
No fim do ano passado, a Sanesul sofreu um ataque cibernético, obrigando a companhia a fazer o faturamento pela média, em torno de 2%, das 520 mil ligações operadas pela empresa, beneficiando aproximadamente 214 mil famílias.
O diretor-presidente da companhia de saneamento, Walter Carneiro Júnior, destacou que a Sanesul tem usado os meios de comunicação para esclarecer o transtorno e tranquilizar os consumidores atingidos pelo crime cibernético.
A companhia ressaltou que o abastecimento de água nas cidades operadas pela Sanesul não foi afetado, estando todos os sistemas operacionais de água funcionando normalmente.
Um ataque hacker, identificado na madrugada do dia 26 de dezembro, tirou do ar todo o sistema da Sanesul, companhia de saneamento que atende 68 dos 79 municípios de MS, fazendo com que os serviços eletrônicos oferecidos pela plataforma fossem interrompidos.