Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
04 de FEVEREIRO de 2022 | Fonte: Ascom/IFMS

IFMS inicia ano letivo de forma presencial nos dez campi

Aulas terão início na segunda-feira, 7, com medidas de biossegurança definidas em planos de contingência específicos por campus.
Câmpus IFMS Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

Após dois anos com atividades de ensino remotas, em virtude da pandemia de Covid-19, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia na segunda-feira (07/02), o ano letivo de 2022 com aulas totalmente presenciais nos dez campi localizados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

 

Nas últimas semanas, as unidades da instituição têm trabalhado nos preparativos para receber estudantes e servidores. Entre as medidas adotadas estão a desinfecção de espaços, instalação de dispensers e totens com álcool 70º, e afixação de material informativo nos murais, entre outras.

 

Segundo a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, as aulas e demais atividades neste primeiro semestre letivo serão todas presenciais, com exceções de acordo com as orientações da área de saúde e determinações legais sobre o tema.

 

"É importante que todos os servidores, neste contexto de pandemia que ainda vivemos, estejam atentos aos nossos estudantes. O acolhimento, as avaliações diagnósticas e a retomada da aprendizagem são fundamentais neste retorno ao ensino presencial", recomenda.

 

A retomada do ensino presencial no IFMS é baseada na Decisão nº 298, de setembro de 2021, que revoga a suspensão das atividades letivas e administrativas presenciais na instituição, e na Decisão nº 343, de novembro de 2021, que atualiza as Diretrizes para Atividades Presenciais Durante a Pandemia no IFMS.

 

Também está sendo utilizada como diretriz a Resolução nº 2/2021, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que traz orientações para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar, bem como a Nota de Esclarecimento emitida pelo CNE no último dia 27.

 

Biossegurança

Para a retomada das atividades presenciais, estudantes e servidores deverão seguir as recomendações estabelecidas nos Planos de Contingência dos Campi, publicados na página IFMS contra o Coronavírus.

 

Elaborados pelos subcomitês de biossegurança dos campi, os planos trazem recomendações gerais para a prevenção da Covid-19, no que diz respeito ao monitoramento das condições de saúde, distanciamento social, higiene e ventilação dos ambientes, uso de veículos oficiais e medidas adotadas diante do registro de casos positivos na unidade.

 

Os documentos também trazem recomendações específicas por ambiente, dentre os quais salas de aula, laboratórios, espaços administrativos, áreas de alimentação, bibliotecas, quadras poliesportivas, entre outros.

 

Exceções - Em relação às exceções, ou seja, estudantes e professores que legalmente têm o direito de permanecer em atividades não presenciais durante a pandemia, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) enviou orientações aos campi.

 

Nesses casos, para os estudantes serão utilizadas as regras do Regime Domiciliar. Para os docentes, as atividades poderão ser desenvolvidas de forma remota, conforme a Instrução Normativa nº 03/2021.

 

Outra orientação é a de viabilizar formas de acesso à internet e equipamentos aos estudantes que ainda estiverem no ensino não presencial. A recomendação da Proen aos campi é que orientem esses alunos a se inscreverem no Edital nº 060/2020, que trata do Projeto Alunos Conectados.

 

Os estudantes em situação de vulnerabilidade social também poderão procurar as assistentes sociais dos campi para que obtenham informações sobre a inscrição no CadÚnico, registro do Governo Federal que permite ao cidadão se inscrever em programas sociais, dentre os quais o Programa Internet Brasil.

 

Os calendários acadêmicos 2022 dos campi foram disponibilizados em janeiro e estão disponíveis para consulta na página Calendários.



Untitled Document
Últimas Notícias
Semana Mundial da Amamentação: entenda os benefícios para o recém-nascido e para a mãe
IFMS abre submissão de resumos para II Seminário de Pós-Graduação
Abertas as inscrições para concorrer a bolsas do ProUni
Untitled Document