Untitled Document
DOMINGO, 24 DE NOVEMBRO DE 2024
08 de MARÇO de 2014 | Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes

Plantio de abacaxi muda realidade de pequenos produtores de Naviraí

Produtores incrementam a renda da família produzindo e vendendo abacaxis em Naviraí
No ápice da colheita produtores chegaram a vender até 4 mil abacaxis por dia em Naviraí (Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Nos últimos meses tem se tornado corriqueiro a venda de abacaxis em diversos bairros de Naviraí. O que muita gente não sabe é que os frutos são produzidos por quatro pequenos produtores locais, que desde 2009 arrendam uma área próxima a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do SUL), campus de Naviraí, onde cultivam centenas de milhares de pés de abacaxi.


Há duas semanas, o jornal Folha de Naviraí fez uma visita a área de quatro alqueires onde foram plantados 400 mil pés de abacaxi. No local Maurílio Bazagri de Moura (48) e Valdecir dos Santos (43) receberam a reportagem, orgulhosos pelo resultado do plantio que foi feito há um ano e quatro meses atrás e que hoje, com a venda dos frutos, tem ajudado no sustenta de suas famílias. Eles são dois, dos quatro produtores responsáveis pela plantação.


Maurílio e Valdecir explicaram que trabalham como funcionários públicos em Naviraí e nos intervalos vão até a área que arrendaram para cuidar da plantação de abacaxi. Maurílio trabalha na coleta de lixo, como um dos garis da prefeitura e Valdecir na função de serviços gerais no estádio Virotão.
– Cumprimos com nossa obrigação como servidores municipais e paralelamente cultivamos abacaxi para aumentar a renda de nossa família. Graças a Deus a produção vai indo bem e hoje vendemos em Naviraí e também para comerciantes da região. Já os frutos selecionados [acima de 1,7 quilos] vão para o Ceasa de Maringá-PR – explica Valdecir.


No ápice da safra, entre dezembro e janeiro, os produtores chegaram a comercializar até 26 toneladas por semana, exclusivamente com a unidade atacadista do Ceasa do Paraná.
Durante a entrevista concedida ao Folha de Naviraí, os produtores atenderam um comerciante de Eldorado-MS que adquiriu pouco mais de 700 abacaxis para vender na região.


- Eu estava indo para Ivinhema comprar abacaxi, quando ao passar aqui por Naviraí descobri essa plantação. Além dos frutos serem de ótima qualidade, o preço é bom e fica bem mais perto para mim – diz o comerciante Renildo Jesus da Silva (46), que pagou R$ 540,00 pelas pouco mais de sete centenas de abacaxis.


Satisfeitos pela produção e a boa aceitação, Maurílio Bazagri e Valdecir dos Santos explicaram que chegam a entregar até 4 mil abacaxis por dia. Mais da metade é vendida somente em Naviraí.
Valdecir explica que com os frutos mais maduros eles preparam a polpa, que também pode ser adquirida em Naviraí.


Já se planejando para a próxima safra, eles plantaram 90 mil pés de abacaxi, que servirão exclusivamente para a produção de mudas. A próxima meta é ampliar a plantação para 10 alqueires e consequentemente dobrar a produção de abacaxis.


- Estamos felizes em colher hoje o que plantamos lá atrás. Enquanto Deus nos der saúde e disposição, quero seguir cultivando abacaxi e aperfeiçoando cada vez mais – finaliza Valdecir.
A colheita da safra atual de abacaxi foi iniciada no dia 23 de dezembro do ano passado e se estende até o final do mês de abril.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document