Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
09 de JANEIRO de 2022 | Fonte: Semagro

Estiagem castiga lavouras e safra cai para 12,1 milhões de toneladas de soja

Governo do Estado decretou situação de emergência nos 79 municípios em função dos impactos da seca.
A situação mais crítica atinge os municípios da região Conesul, região de Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

A estimativa da safra de soja na temporada 2021/2022 caiu de 12,7 milhões de toneladas para 12,1 milhões. O resultado é consequência da falta de chuvas nos últimos meses em Mato Grosso do Sul.

 

A situação mais crítica atinge os municípios das regiões conesul e sudeste, de acordo com a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

 

Conforme o levantamento, a área prevista de 3,7 milhões de hectares para o Estado se mantém com aumento de 7% em relação a safra anterior. Entretanto, a produtividade apresentou redução de 4,7%, passando para 53,69 sacas por hectare, totalizando 12,1 milhões de toneladas.

 

O governo do Estado decretou situação de emergência nos 79 municípios em função dos impactos da seca.

 

Na avaliação do titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, o relatório traz “elementos mais consistentes sobre os impactos que a escassez de chuva já provocou nas lavouras de soja em diversas regiões do Estado. Algumas regiões foram mais prejudicadas, principalmente o Cone Sul e Sudeste. Houve uma redução de 569 mil toneladas na estimativa de safra de soja e é importante lembrar que muitos desses produtores já tiveram prejuízo com a safra de milho no ano passado”.

 

Segundo Verruck, o Estado aguarda a visita da ministra Tereza Cristina na quinta-feira (13/01) para visitar algumas lavouras que sofreram prejuízos com a estiagem. “Nosso trabalho junto ao governo federal é no sentido de garantia de indenização das plantações cobertas pelo seguro e nas questões referentes ao pagamento do crédito rural”, completou Verruck.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document