Foto: Assessoria de Comunicação do IFMS |
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou, neste mês de dezembro, a distribuição dos kits de alimentação escolar destinados aos estudantes por meio de editais publicados neste ano.
O benefício foi ofertado em caráter excepcional, durante o período de atividades não presenciais, decorrentes da pandemia do novo coronavírus, e adquirido com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A seleção dos estudantes de cursos técnicos integrados foi regida pelo edital n° 062/2021; já para os acadêmicos dos cursos de graduação, o processo seletivo foi feito pelo edital n° 064/2021.
Para a aquisição dos produtos que compõem os kits foram utilizados R$ 426.896,20, oriundos do PNAE, além de R$ 31.200,00 provenientes dos recursos de custeio dos campi.
A diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel, ressalta que os kits contribuem para a segurança alimentar dos estudantes do IFMS.
“O kit é uma solução que visa a concessão imediata de alimentos para contribuir com a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, em especial em tempos de crise econômica e sanitária, assim como para apoiar a permanência e o êxito de nossos alunos mais vulneráveis”.
Entregas
Foram iniciadas no dia 14 de dezembro, em Naviraí, seguido em Ponta Porã (15 a 17/12) e Jardim (17/12).
No período compreendido entre os dias 20 e 22 de dezembro, estão previstas as entregas em Aquidauana, Coxim, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas.
No Campus Campo Grande, a previsão é que os kits sejam entregues em janeiro de 2022.
Até o momento, 789 estudantes de cursos técnicos e de graduação receberam o kit de alimentação escolar. A previsão é que até janeiro, 890 estudantes recebam o benefício.
Alguns campi fizeram a entrega em parcela única, enquanto outros optaram por parcelar em até quatro kits.
“Cada campus tem autonomia para ofertar um ou mais kits, considerando os preços dos produtos nos mercados locais e, dessa forma, o estudante beneficiado pode receber de um a quatro kits durante o semestre letivo”.
Alimentação Escolar
A concessão do kit de alimentação escolar foi proposto pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae).
A operacionalização dos processos de compra foi coordenada pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) e pelas equipes das direções de Administração dos campi. A distribuição aos estudantes beneficiados é conduzida pelas comissões locais de alimentação escolar em cada unidade.
Em 2021, pelo segundo ano consecutivo e de forma inédita, o IFMS consegue utilizar 100% de todo o recurso disponibilizado pelo PNAE destinado à instituição.