Foto: Chico Ribeiro (Queda de arvore registrada na Rua Treze de maio na Capital) |
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disparou aviso via SMS na manhã desta quinta-feira (14/10) com mensagem de alerta para ventos intensos entre 60km a 100km com queda de granizo. Os acumulados de chuva podem ficar entre 50 mm a 100 mm por dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
A mensagem pede que a população evite áreas alagadas, e indica risco de corte de energia elétrica e estrago em plantações. Outras orientações são, não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas. Outra dica é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
O alerta de coloração laranja do Instituto Nacional de Meteorologia, abrange 40 municípios das regiões sul, sudoeste, leste e pantaneira. Amambai, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina, estão no radar do alerta desta quinta-feira.
Levantamento feito pelo meteorologista Natálio Abrahão, até às 9h desta quinta-feira, registrou acumulados de chuva de 52 mm e ventos de 73,1 km/h na Capital. Cerca de 103 mm em Ponta Porã; 43 mm em Dourados; 41 mm em Iguatemi; 36 mm em Maracaju; 28 mm em Bela Vista; 23,4 em Itaquiraí; 18 mm em Rochedo e 10,2 mm em São Gabriel do Oeste.
Alertas Defesa Civil
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado.
O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.
A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.
Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.