Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
07 de OUTUBRO de 2021 | Fonte: PMA/ Assessoria

PMA realiza Operação “Padroeira do Brasil” nos rios do MS durante feriado

As ações serão realizadas nos rios de Mato Grosso do Sul até às 12h do dia 13 de outubro.
Foto: PMA/Arquivo

Para reforçar a vigilância e fiscalização nos rios do Estado, a PMA (Polícia Militar Ambiental) realiza a Operação “Padroeira do Brasil”, que irá reforçar a atuação em combate a pesca predatória e irregular. As ações começaram nesta quinta-feira (07/10) e seguem até 12h do dia 13 de outubro.

 

Serão utilizados 280 homens na fiscalização com foco especial nos rios, em função do feriado prolongado, onde aumenta a atividade pesqueira no Estado, por isso é necessário destinar mais policiais para fazer a vigilância.

 

A Operação Padroeira, durante o feriado, engloba outra operação que já está em vigor desde 1° de setembro, que é a “Hot Point”, que segue até 4 de novembro. Até 30 de setembro mais de 3,2 mil pessoas foram abordadas e 42 pescadores autuados, com aplicação de multas no valor de R$ 61.404,96.

 

Neste período ainda foram apreendidos 555 kg de pescado e 150 unidades de isca viva (tuviras). Já em relação a apetrechos ilegais, foram retirados dos rios 4.667 metros de redes de pesca e tarrafas (petrechos proibidos), além de 562 anzóis de galho e outros petrechos ilegais, com fisgas e espinheis.

 

Um dos objetivos desta operação mais prolongada nos rios do Estado é a proximidade com o período da Piracema, quando os cardumes já se encontram formados. Segundo a PMA uma das principais preocupações é a retirada de petrechos ilegais nos rios, por isso as ações a necessidade das ações preventivas.

 

De acordo com a PMA, além da fiscalização exclusiva contra a pesca predatória, também a unidades e policiais que farão atendimento a denúncias em relação a desmatamento, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais, assim como caça, crimes contra flora e foco no tráfico de papagaios.

 

A Operação também serve para combater outros crimes que saem da esfera ambiental, entre eles tráfico de drogas, de armas, contrabando, descaminho, furto e roubo de veículos, porte e posse ilegal de arma, entre outros.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document