Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
07 de OUTUBRO de 2021 | Fonte: Ascom/IFMS

IFMS retoma aulas presenciais de forma gradual

Aos poucos, estudantes estão de volta a salas de aula e laboratórios. Campi adotam medidas de biossegurança para a prevenção à Covid-19.
Em Naviraí, as aulas presenciais foram retomadas para cursos de graduação e pós-graduação (Foto: Campus Naviraí)

Com a mais recente decisão do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), de revogar a suspensão das atividades presenciais a partir de 16 de outubro, os campi intensificaram, nesta semana, o retorno gradual das atividades de forma presencial, o que já vinha sendo permitido nas últimas decisões da instituição.

 

A reitora, Elaine Cassiano, destaca que a retomada das atividades presenciais era aguardada por toda a comunidade.

 

"Com a vacinação e a queda nos números de internados por Covid, nos sentimos seguros para realizar o retorno de forma gradual. Neste momento, trabalhamos para isso e, em cada campus, de acordo com a realidade local, estão sendo definidas quais atividades podem ou não voltar. Em 2022, mantendo-se o cenário favorável, deveremos ter aulas totalmente presenciais em todos os campi", prevê a reitora.

 

A retomada das atividades presenciais segue os critérios estabelecidos nas “Diretrizes para retorno das atividades presenciais durante a pandemia”, que se baseiam no Programa Prosseguir, do Governo do Estado.

Campus Campo Grande adotou aferição da temperatura de todos que entram na unidade (Foto: Alessandro Ribeiro)

Para cada faixa de cor dos Mapas do Prosseguir nos municípios, as diretrizes determinam qual percentual de atividades pode ser retomada no respectivo campus, assim como quais medidas de biossegurança devem ser adotadas.

 

A decisão determina ainda que as atividades não presenciais continuam sendo ofertadas no IFMS, quando justificadas ou quando o cenário não permitir a atividade presencial.

 

As atividades presenciais estavam suspensas no IFMS desde 18 de março de 2020, como forma de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus.

 

Retorno gradual

Em Campo Grande, algumas aulas e atendimentos administrativo e pedagógico estão sendo feitos de forma presencial. A ocupação dos espaços é de, no máximo, 30%, o que obrigou a unidade a adotar o revezamento de equipes. A previsão é que no dia 20 de outubro turmas específicas voltem a ter aulas no campus. A comunicação com os estudantes é feita por meio de reuniões virtuais, lives, e-mail, telefone e grupos de WhatsApp dos representantes de classe.

 

Em Naviraí, as aulas presenciais foram retomadas no dia 27 de setembro para a turmas dos cursos de graduação e pós-graduação. O campus adotou um sistema de revezamento, em que parte da turma fica em sala de aula e a outra acompanha a aula pelo Google Meet. A partir de 18 de outubro, o mesmo sistema será adotado com os cursos técnicos integrados.

Em Nova Andradina, aulas têm escalonamento de turmas e horários reduzidos (Foto: Campus Nova Andradina)

No Campus Nova Andradina estão sendo oferecidas aulas presenciais com escalonamento de turmas e horários reduzidos. Estudantes e responsáveis recebem informações sobre a retomada gradual das atividades presenciais por meio de lives, grupos de WhatsApp e atendimentos.

 

Biossegurança

Entre as medidas adotadas pelos campi do IFMS para a prevenção à Covid-19 estão o aferimento de temperatura de todas as pessoas que entram nas unidades e a obrigatoriedade do uso de máscara.

Campus Aquidauana tem limite de 12 estudantes por espaço (Foto: Campus Aquidauana)

Os campi instalaram dispensers/tótens com álcool 70º, e em alguns deles o produto é oferecido nas salas de aula e laboratórios para que os estudantes façam a higienização dos materiais. Tapetes sanitizantes na entrada dos blocos e cartazes para reforçar as formas de prevenção ao novo coronavírus foram espalhados em algumas unidades. Também foi providenciada a demarcação de distanciamento no piso, mesas e carteras.

 

Especificamente no Campus Aquidauana, o estudante menor de 18 anos deve apresentar um termo de responsabilidade assinado pelo responsável para participar das atividades presenciais.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document