Untitled Document
DOMINGO, 16 DE JUNHO DE 2024
04 de AGOSTO de 2021 | Fonte: MPT-MS

MPT-MS destina veículo e outros bens ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador em Dourados

Objetivo é melhorar as condições estruturais de entidade que vem contribuindo para a adequação de irregularidades laborais no atual contexto pandêmico.
Foto: MPT-MS/ Divulgação

No último dia 23, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) entregou um veículo Hyundai, HB 20, fabricação/modelo 2021, ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador em Dourados, no intuito de melhor estruturar essa entidade para o cumprimento de suas finalidades sociais. Além do automóvel, mais de R$ 73 mil também foram revertidos ao Cerest para a compra de equipamentos de proteção individual, insumos médico-hospitalares e produtos de informática.

 

A assinatura de termo e a entrega das chaves do veículo pelo procurador do Trabalho Jeferson Pereira ocorreu em ato simbólico com a presença de parte da equipe do Cerest, qual seja, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Silvia Regina Bosso, o servidor Rafael Dornelas, que representou o secretário Municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior, a médica Taissa Gonçalves Leal, a enfermeira Loreta Lacerda Cáo Toffano e a auxiliar de enfermagem Adriana Izabel Macedo.

 

O automóvel será utilizado no âmbito das ações relacionadas à vigilância em saúde do trabalhador. Em tempos de pandemia, a equipe multiprofissional do Cerest, composta de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de segurança do trabalho, fisioterapeuta e psicóloga, tem contribuído com o enfrentamento à Covid-19, auxiliando nas medidas de prevenção à proliferação do vírus em ambientes laborais dos mais diversos tipos.

 

“Nestes dois últimos anos envolvendo o contexto de pandemia da Covid-19, a equipe vem atuando no atendimento das demandas apresentadas pelo Ministério Público do Trabalho, cuja temática abordou saúde, segurança e higiene no meio ambiente laboral. O Cerest foi de suma importância na resolução das questões que reivindicavam adequação das irregularidades encontradas, beneficiando centenas de trabalhadores que desempenham variadas atividades econômicas no município e região, seja em empresas privadas, assim como em órgãos do Poder Público”, enfatizou o procurador do Trabalho Jeferson Pereira. Ele ainda ressaltou que, entre março de 2020 e julho deste ano, 86 denúncias abordando a temática Covid-19 foram recebidas pela Procuradoria do Trabalho em Dourados.

 

O gerente do Cerest em Dourados, Willian Francisco Diniz, explica que a equipe tem fiscalizado as empresas em relação aos protocolos de biossegurança para enfrentamento à doença. Entre os objetivos da unidade regional, estão capacitar profissionais em ações de saúde do trabalhador e meio ambiente; oferecer suporte técnico no processo de trabalho/saúde/doença; estabelecer nexo causal das doenças e agravos relacionados à saúde do trabalhador que lhe forem encaminhados; desenvolver projetos educativos em parceria com universidades, escolas de saúde da família, empresas, organizações não governamentais, sindicatos, entre outros.

 

O centro, que é suporte técnico e pedagógico especializado da rede Sistema Único de Saúde, também alcança os municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Vicentina.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cresol Pioneira realiza posse do Conselho de Administração
Cresol recebe comitiva de São Paulo para visita
Realizado pela Prefeitura de Naviraí, 21ª FEJUNAVI terá show de Rio Negro & Solimões
Untitled Document