Campus do IFMS em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes) |
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na segunda-feira, 19, o resultado final e a convocação em primeira chamada para ingresso em cursos técnicos subsequentes (edital n° 037/2021) e integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proeja (edital n° 038/2021).
Os convocados devem fazer a solicitação de matrícula exclusivamente online, pelo Sistema de Matrículas, entre 21 e 27 de julho. As instruções detalhadas sobre o procedimento estão disponíveis nos editais dos processos seletivos.
Caso seja o primeiro acesso no sistema, o selecionado deverá clicar em “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Serão solicitados o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção.
Depois de preencher o questionário socioeconômico, o selecionado deverá atualizar ou corrigir, se preciso, seus dados pessoais e, em seguida, anexar os seguintes documentos digitalizados:
Requerimento de matrícula digitalizado preenchido e assinado pelo candidato;
Documento oficial de identificação com foto;
Histórico escolar do ensino médio (subsequente) ou do ensino fundamental (Proeja);
Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro;
Uma foto 3x4 recente digitalizada.
Candidatos beneficiários de ações afirmativas precisam também anexar os documentos que comprovem a condição: renda menor ou igual a um salário-mínimo e meio, laudo médico ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena. Autodeclarados pretos ou pardos devem verificar ainda os resultados da banca de heteroidentificação, publicados no último dia 13.
A previsão é que as aulas tenham início no dia 4 de agosto, de forma remota, em virtude da suspensão das atividades presenciais até 15 de outubro.
Vagas
Foram ofertadas 300 vagas distribuídas nos municípios de Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim e Naviraí. A seleção dos candidatos foi feita por sorteio eletrônico, realizado no dia 29 de junho.
No edital nº 037/2021 foram abertas 96 vagas para cursos técnicos subsequentes, cujo requisito era ter o ensino médio completo. Foram 16 vagas para Edificações, em Aquidauana, e 80 para Marketing, em Dourados.
Já por meio do edital nº 038/2021 foram ofertadas 204 vagas para cursos técnicos na modalidade Proeja em Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim e Naviraí. Os candidatos precisavam ter 18 anos, no mínimo, e o ensino fundamental completo.