Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
07 de JULHO de 2021 | Fonte: Assessoria/ PF

PF deflagra operações de combate ao tráfico e lavagem de dinheiro em Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e mais duas cidades

Mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos pelas Justiças Federais de Naviraí e Campo Grande; No curso das investigações foram apreendidos 2,7 milhões de maços de cigarros paraguaios, 5 toneladas de maconha e 25 veículos.
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (070/7), as Operações “Celeritas” e “Greasy Money”, contra organizações criminosas voltadas ao contrabando de cigarros paraguaios, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

 

As operações contaram com 176 policiais federais, que cumprem 30 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pelas Justiças Federais de Naviraí e Campo Grande, nas cidades de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Tacuru e Bataguassu.

 

Os trabalhos, iniciados em 2017, tiveram como alvo principal perigosa organização criminosa em razão da forma imprudente, geralmente em altíssima velocidade, com que seus motoristas conduziam os veículos produtos de roubo e furto, carregados com cigarros paraguaios ou drogas trazidas do Paraguai, a partir da região de Mundo Novo e com destinos a vários Estados da Federação.

 

Daí o nome “Operação Celeritas”, que significa “celeridade” ou “excesso de velocidade”. E “Operação Greasy Money” (ou ‘dinheiro oleoso’), por sua vez, deve-se ao fato de que parte do dinheiro proveniente das atividades criminosas do grupo era lavada por outra organização criminosa, chefiada por ex-político local, por meio de postos de gasolina, casa de shows e utilização de interpostas pessoas (“laranjas”).

 

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que membros da organização criminosa mencionaram a possibilidade de atentarem contra a vida de autoridades da segurança pública, demonstrando a periculosidade de seus integrantes. No curso das investigações foram apreendidos 2,7 milhões de maços de cigarros paraguaios, 5 toneladas de maconha e 25 veículos (de pequenos e grande portes).



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document