Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
30 de JUNHO de 2021 | Fonte: Giovanna Dauzacker/CBN

Impactada pelas geadas, produção de milho pode ter queda ainda maior em MS

As lavouras de milho, que já vinham sofrendo impactos com a estiagem, foram ainda mais prejudicadas pelas geadas.
Foto: Divulgação

A previsão de geada para municípios do centro-sul do Estado se concretizou na madrugada desta terça-feira (29/06). Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Danilton Flumignan, entre os municípios mais afetados estão Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Dourados, Ponta Porã;, Amambai, Caarapó; e Naviraí. Com isso, as lavouras de milho, que já vinham sofrendo impactos com a estiagem, foram ainda mais prejudicadas.

 

A geada foi forte em alguns municípios, ou moderada, já que as temperaturas foram de -3°C para baixo, chegando a ter cidades com temperaturas muito próximas de 0°C, explica.

 

Mas, de acordo com o especialista, os estragos na segunda safra de milho devem ser contabilizados nos próximos dias.

 

Por enquanto não é possível quantificar os impactos, mas o que se sabe ao certo é de que deverão ser observados nas próximas semanas e deverão ser significativos, principalmente para a safrinha, mas também para outras culturas relevantes como cana-de-açúcar e pastagens da região, afirma o pesquisador.

 

As produções de milho, mesmo não tendo terminado o desenvolvimento em muitas lavouras, entram agora na reta final e se aproximam da colheita. Com as influencias climáticas, que tiveram início com o atraso no plantio, em razão do retardo também no cultivo da soja, a estimativa caiu de 11,081 milhões de toneladas para 10,359 milhões de toneladas de volume do cereal.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document