A técnica da seleção brasileira feminina de futebol, Pia Sundhage, divulgou na manhã desta sexta-feira (18/06) a lista de convocadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, com 18 jogadoras e quatro suplentes, que poderão substituir eventuais atletas cortadas por lesão. A veterana atacante Cristiane, de 36 anos, ficou fora da lista e não disputará uma competição de nível global (Olimpíadas e Copa do Mundo) pela primeira vez desde a Copa de 2003.
Maior artilheira da história do futebol nas Olimpíadas, entre mulheres e homens, com 14 gols em quatro edições, Cristiane disputou oito amistosos com Pia, apenas três como titular. A atacante do Santos participou do torneio SheBelieves Cup, em fevereiro, nos EUA, entrando no segundo tempo nas três partidas, mas não foi chamada para os últimos amistosos de preparação, contra Rússia e Canadá. Na entrevista coletiva após a convocação, a técnica explicou sua decisão de não levar a atacante do Santos.
- Geralmente não comento jogadoras que não estou na convocação porque é quase um insulto àquelas que estão na lista, mas vou responder em respeito à Cristiane. Ela jogou diversas partidas com a seleção, muitos torneios e ela fez muita diferença naquela época. Anteriormente, ela ajudou muito a equipe e hoje eu acredito que existem outras jogadoras que vão ajudar a equipe a jogar um bom futebol. Temos examinado de perto o futebol que ela tem jogado no clube - afirmou.
A grande surpresa da lista foi a ausência da meia Andressa Alves, da Roma, que disputou 13 dos 18 amistosos de preparação do Brasil, sendo oito como titular. Entre as convocadas, a principal novidade é a meia Duda, do São Paulo, com apenas quatro amistosos disputados com Pia Sundhage.
SETE ESTREANTES EM OLIMPÍADAS
Das 18 jogadoras chamadas por Pia para Tóquio, 11 já disputaram as Olimpíadas. As sete estreantes no torneio olímpico são a lateral-esquerda Jucinara, as meias Julia Bianchi, Duda e Adriana, a goleira Letícia e as atacantes Ludmila e Geyse. As três últimas já têm no currículo a participação na última Copa do Mundo, em 2019, na França.
A lista de 18 jogadoras fecha um período de dois anos de preparação para os Jogos de Tóquio, desde que Pia Sundhage assumiu a seleção, em julho de 2019. Neste período, a treinadora sueca de 61 anos, bicampeã olímpica com os Estados Unidos (Pequim-2008 e Londres-2012) e medalha de prata com a Suécia na Rio-2016, convocou 61 jogadoras para 18 amistosos, em um longo trabalho de observação. Foram 11 vitórias, cinco empate e apenas duas derrotas, para França e Estados Unidos.
A seleção feminina fará um período de treinamento em Portland, nos Estados Unidos, a partir do dia 25 de julho, antes do embarque para o Japão. O Brasil está no Grupo F do torneio feminino de futebol em Tóquio, e vai estrear no dia 21 de julho contra a China, em Miyagi. No dia 24, na mesma cidade, a seleção feminina vai enfrentar a Holanda atual vice-campeã mundial e campeã europeia. A última adversária na fase de grupos será a Zâmbia, dia 27, em Saitama.
CONFIRA A LISTA DE CONVOCADAS
GOLEIRAS
Bárbara (Avaí/Kindermann)
Letícia Izidoro (Benfica-POR)
DEFENSORAS
Poliana (Corinthians)
Bruna Benites (Internacional)
Rafaelle (Palmeiras)
Erika (Corinthians)
Tamires (Corinthians)
Jucinara (Levante-ESP)
MEIAS
Formiga (São Paulo)
Andressinha (Corinthians)
Júlia Bianchi (Palmeiras)
Marta (Orlando Pride-EUA)
Duda (São Paulo)
Debinha (North Carolina Courage-EUA)
Adriana (Corinthians)
ATACANTES
Ludmila (Atlético de Madrid-ESP)
Bia Zaneratto (Palmeiras)
Geyse (Madrid CFF)
SUPLENTES (PARA CASOS DE TROCA POR LESÃO)
Aline Reis, goleira (Granadilla Tenerife-ESP)
Andressa Alves, meia (Roma-ITA)
Letícia Santos, lateral (Eintracht Frankfurt-ALE)
Giovana Queioz, atacante (Barcelona-ESP)