Ionay da Luz faleceu aos 59 anos, vítima da Covid-19 (Foto: Divulgação) |
Ionay da Luz, técnico responsável por levar o Clube Esportivo Naviraiense para a elite do futebol de Mato Grosso do Sul, faleceu na manhã desta sexta-feira (18/06), em Vilhena-RO onde residia atualmente.
Ionay da Luz é uma vítima da Covid-19, responsável pela morte de quase meio milhão de brasileiros. Ionay foi internado no dia 05 de junho. Seis dias depois precisou ser intubado em decorrência de infecção pulmonar, ocasionada pela Covid.
No entanto, na manhã desta sexta-feira Ionay da Luz não resistiu e veio a óbito entrando para a triste estatística de vítimas fatais da pandemia.
ÍDOLO NO NAVIRAIENSE
O baiano Ionay da Luz entrou para a história do Clube Esportivo Naviraiense por ser o técnico que conquistou o título de Campeão Sul-Mato-Grossense da Série B em 2007, quando levou o Jacaré do Cone Sul para a elite do futebol do estado.
Liderados por Ionay, a equipe de 2007 tinha em campo um time que deixou saudades aos torcedores capitaneados pela dupla de zaga Claudinho e Biro, os meio campo campistas Hamilton e Mailson e os atacantes Helinho e Juninho, responsáveis pela campanha irretocável que fechou com vitória sobre o Comercia na final que lotou o estádio Virotão. Ionay terminou com seu nome sendo ovacionado pela torcida, por reconhecidamente ter feito do Naviraiense uma equipe quase que imbatível na campanha de acesso à Série A.
Ionay da Luz foi campeão pelo Naviraiense em 2007, quando levou o Jacaré do Cone Sul à elite do futebol de Mato Grosso do Sul (Foto: Jr Lopes/Naviraí Diário/Arquivo) |
A conquista da Série B, fez de Ionay da Luz ídolo da torcida do Naviraiense. O técnico voltaria a fazer história pelo clube dois anos depois. Em 2009 foi Ionay da Luz que montou a equipe que viria a ser campeão da Série A naquele ano, levando o Naviraiense às disputas do Campeonato Brasileiro da Série D naquele mesmo ano.
Apesar de ter montado a equipe com nomes como Andrade, Júnior Camaçari, Quintino, Kel, Tatico, Cristiano, Campanário e outros, e de realizar uma boa campanha Ionay da Luz acabou se desentendendo com alguns membros da diretoria e cabaou sendo demitido.
O time terminou o campeonato sob o comando de Itamar Bernardes e conquistou o título de Campeão Estadual da Série A, vencendo de virada o Ivinhema na casa do adversário por 2 a 1, gols de Campanário e Andrade.
No final do jogo, jogadores reconheceram o trabalho de Itamar Bernardes, mas ressaltaram que Ionay da Luz também deveria ser reconhecido como campeão por ter montado a equipe e comandado em boa parte da competição.
Ionay da Luz tinha 59 anos e deverá ser sepultado em Vilhena, onde morreu e estava residindo com a esposa.